NOTÍCIAS

Esportes | 05.07.12 - 19h03

Abertura do Festival de Artes dos Círculos Populares de Esporte e Lazer leva animação ao Nascedouro de Peixinhos

Evento passará por todas as RPAs mostrando a produção artística das comunidades

Evento passará por todas as RPAs mostrando a produção artística das comunidades. Foto: Inaldo Lins

Teve início na tarde desta quinta (05) o Festival de Artes dos Círculos Populares de Esportes e Lazer (Cepel), no Teatro da Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos. Reunindo cerca de 200 pessoas na plateia, 15 grupos formados por participantes do Cepel dessa microrregião se apresentaram com danças, teatro e música, fazendo uma grande homenagem ao Rei do Baião.

 A festa começou com os grupos Esperança e Sempre Alegre, de Campo Grande, e o Passado e Presente, de Peixinhos. Cerca de 40 mulheres subiram ao palco e mostraram toda graça e beleza das danças típicas de nosso São João. Com saias rendadas, estampadas, brilhosas e flores na cabeça, mostraram como se dança o baião. O público, formado por jovens e crianças, registrava o show, entre elas, Gabriela dos Santos, de nove anos, que filmava no celular a apresentação de sua avó Tereza.

 O Grupo Bem na Hora, do Alto Santa Teresinha, levantou a plateia com o xaxado. Enquanto isso, as animadas “meninas” do Grupo Viver a Vida Dançando se arrumavam para mostrar um número de dança ao som de pout-pourri de músicas de Gonzagão. “Fizemos nosso figurino e ajudamos a criar as coreografias durante nossas aulas de ginástica”, contou Severina da Conceição dos Santos, a Alaíde, ladeada pelas colegas Severina Pereira, a Silvinha e Ivanilda Sabino, a Maria Bonita. “É! Nós temos nomes artísticos mesmo e somos muito animadas. Fazemos festas temáticas, passeios, bailes”, disse Alaíde.

 Acostumados às atividades de esportes e atividades físicas desenvolvidas pelo projeto, essa foi a oportunidade deles mostrarem que também tem talento artístico. “A ideia surgiu da demanda do nosso público em ter acesso às linguagens de dança, música, teatro, percussão. Resolvemos então criar o Festival, construindo com as comunidades as temáticas e os formatos de expressão cultural, abrindo para eles a oportunidade de se apresentarem para as próprias comunidades em que vivem. É um evento inovador porque se antes lutávamos para ter acesso à cultura, isso agora é um direito adquirido em todas as comunidades”, explicou a diretora-presidente do Geraldão, Renata Lucena.

Os Círculos Populares de Esportes e Lazer (Cepel) são desenvolvidos pelo Geraldão, em 60 bairros do Recife e atende cerca de 12 mil pessoas das mais diversas idades. O Festival continua amanhã, com apresentações no CSU de Areias, às 16h, sábado (07), na Praça da Várzea, às 14h, e na quadra da Macaxeira, às 19h e na segunda-feira (09), no Teatro Barreto Júnior, às 16h. No dia 22 acontece o grande baile de encerramento no Geraldão, às 15h, com a confraternização de todos os grupos.