NOTÍCIAS

| 05.07.12 - 12h08

Profissionais de saúde levam informação sobre prevenção de câncer aos moradores do Coque

Usuários ainda foram contemplados com outros serviços de saúde

Por Clarissa Macau

A prevenção de câncer de pele e pênis foi o foco da ação realizada pela Secretaria de Saúde do Recife na manhã desta quinta-feira (05), na quadra João Paulo II, Ilha Joana Bezerra, área Central do Município. Os temas foram escolhidos pelos próprios usuários do grupo Hiperdia - voltado para portadores de hipertensão e diabetes -, da Unidade de Saúde de São José do Coque, e discutidos em palestra. Além da roda de conversas, houve aferição de pressão, verificação de glicemia e distribuição de soro reidratante para doenças como a diarreia, hipoclorito para melhor limpeza dos alimentos e preservativos masculinos e femininos. O evento foi aberto ao público.

No primeiro momento, que foi dedicado à proteção da pele contra o câncer, foram apresentadas formas de prevenir, sintomas e fatores de risco da doença. “Evitar a exposição prolongada ao sol, principalmente no horário das 10h às 16h e usar protetor solar são medidas que ajudam na prevenção”, alertou a enfermeira residente da Unidade de Saúde de São José do Coque, Suênia de Souza, que ministrou a palestra.

Em seguida foi a vez dos homens saberem como se cuidar e identificar o câncer de pênis. O principal motivo da incidência dessa enfermidade é a falta de higiene íntima e infecções por HPV. Para isso, “cuidado com a limpeza diária são necessários, essencialmente após as relações sexuais” aconselhou a enfermeira.

O aposentado Antônio Bandeira, de 68 anos de idade, foi um dos solicitantes dos assuntos discutidos. “Sou recém-recuperado de hanseníase. Por isso acho importante sempre saber como me prevenir de outros problemas de pele, como o câncer.”

ASSUNTOS: