NOTÍCIAS

Cultura | 05.09.12 - 16h35

Prefeitura do Recife divulga abre e fecha do feriado da Independência

A Prefeitura do Recife, em função do feriado da Independência do Brasil, celebrado na próxima sexta-feira (07), divulga o esquema de funcionamento dos serviços oferecidos pela gestão municipal. Não haverá expediente na administração do município durante o feriado, mas os serviços essenciais funcionarão para garantir a segurança e a comodidade da população.

Educação – Como já estava previsto no calendário letivo de 2012, no dia 07 de setembro, não haverá aulas nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino.

Saúde – Os polos da Academia da Cidade, ambulatórios e unidades básicas, especializadas e de Saúde da Família da Prefeitura do Recife não funcionarão nesta sexta-feira (07). Nesses locais, as atividades serão retomadas normalmente na próxima segunda-feira (10). Já os estabelecimentos que prestam assistência 24 horas atuarão sem interrupção. Entre elas estão as emergências das policlínicas Professor Arnaldo Marques (Ibura), Agamenon Magalhães (Afogados), Doutor Amaury Coutinho (Campina do Barreto) e Professor Barros Lima (Casa Amarela); as maternidades do Ibura, Casa Amarela e Professor Bandeira Filho (Afogados); e o Hospital de Pediatria Helena Moura (Tamarineira). O esquema de pronto-atendimento também contempla o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

Mercados e feiras – As feiras livres funcionam normalmente. Os mercados públicos funcionam em horário especial, das 6h às 13h, exceto o Mercado da Boa Vista, que funciona das 6h às 17h. Estarão fechados o Calçadão dos Mascates (Camelódromo), o Mercado Sempre Viva e o Mercado das Frutas.

Defesa Civil - Durante o feriado em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, a equipe da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) estará em esquema de plantão para atender a qualquer eventualidade. O telefone 0800.081.3400 estará disponível 24 horas para a população. O contato também pode ser feito pelo e-mail codecir@recife.pe.gov.br.

Fiscalização de comércio informal- A Diretoria de Controle Urbano (Dircon) atuará no ordenamento e fiscalização do comércio informal durante todo o desfile cívico-militar do feriado de 07 de setembro. Cerca de 60 profissionais do órgão estarão distribuídos ao longo de todo o percurso (na Avenida Cruz Cabugá), das 7h até o fim do desfile, para evitar a ocupação desordenada dos espaços e no entorno do evento.

Assistência Social – Os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e os de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) não funcionarão nesta sexta-feira (7). Já as Casas de Acolhida e o Serviço de Abordagem noturna serão mantidos.

Turismo – Durante esta semana, a Secretaria de Turismo do Recife (Setur) realizará ações no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, a fim de informar aos turistas sobre os atrativos disponíveis na capital pernambucana durante o feriadão do dia 7 de setembro, bem como os respectivos horários de funcionamento destes locais. Nos próximos dias 5 e 6, das 10h à meia noite, os viajantes serão recebidos por promotores de turismo que entregarão folhetos especialmente produzidos para a data comemorativa. No dia 7, as intervenções acontecerão das 10h às 20h. Confira aqui as opções de diversão na cidade do Recife.

Limpeza - A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) irá reforçar seus serviços para preparar as vias que receberão o desfile de Sete de Setembro, e para manter as ruas limpas durante o evento. Um mutirão de limpeza nos logradouros de acesso, com capinação, pintura de meio-fio e remoção de entulho será executado pelo órgão a partir desta quinta-feira (06). No total, 26 vias terão os serviços intensificados, como as avenidas Cruz Cabugá, Norte, Dantas Barreto e Mário Melo e as ruas do Hospício, da Saudade e do Sossego.

Trânsito - A partir das 5h da manhã da sexta-feira (7), a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) inicia a operação de bloqueios e interdições de mais de 40 ruas e avenidas do Centro para a realização do desfile cívico-militar em comemoração à data da Independência do Brasil. Como nos anos anteriores, o evento acontece na Av. Cruz Cabugá, que será fechada em toda a sua extensão. No trajeto da parada ainda consta as ruas do Hospício e Princesa Isabel, onde acontecerá a dispersão do evento. A Avenida Conde da Boa Vista ficará livre para a chegada e saída das pessoas que utilizarem o transporte público.

O desfile começa às 7h da manhã com os colégios e a partir das 9h com a apresentação militar. A expectativa de encerramento do evento e liberação da maioria das vias aconteça até as 13h. Das cerca de 40 vias interditadas, também se destacam a Mário Melo, Rua da Aurora e trecho das ruas dos Palmares, Riachuelo, Príncipe e Visconde de Suassuna. Com a finalidade de garantir tranquilidade e segurança para quem for assistir ao desfile comemorativo, serão mobilizados cerca de 70 agentes de trânsito dispostos ao longo do percurso da parada. Os agentes vão monitorar e ordenar o trânsito em toda a área interditada, além de orientar os motoristas sobre as rotas alternativas.

Para quem estiver na Zona Norte e quiser assistir ao desfile, a CTTU recomenda utilizar a Avenida Norte e acessar a Rua 13 de Maio. Já para quem estiver na Zona Sul, deve usar a Avenida Agamenon Magalhães, seguir pelas ruas Fernandes Vieira e Oliveira Lima, até a Rua Gervásio Pires. O mesmo trajeto deve ser feito para quem sair da Zona Oeste da Cidade com destino ao evento.

Quem estiver no centro e desejar seguir para Olinda, deverá usar a Avenida Manoel Borba ou a Ilha do Leite até a Agamenon, pois a Cruz Cabugá estará interditada, o mesmo acontecerá para a Ponte do Limoeiro. O cidadão que não tem como destino o evento deve evitar o centro da cidade e utilizar, preferencialmente, a Av. Agamenon Magalhães.

A Companhia ressalta que há poucas áreas de estacionamento próximo ao desfile. Quem chegar cedo pode deixar o carro nas ruas Gervásio Pires, Bispo Cardoso Ayres, Oliveira Lima, Sossego, Afonso Pena ou na Rua dos Palmares. O ideal é que as pessoas utilizem o transporte público, mas, se forem em veículo próprio, evitar procurar vagas de estacionamento muito próximas às áreas do desfile, onde haverá grande movimento de pedestres, e assim evitar retenções.