NOTÍCIAS

Cultura | 05.09.12 - 10h49

Prioridades para a Educação são eleitas em Plenária Temática do Orçamento Participativo

[caption id="attachment_25483" align="alignleft" width="334"] População decidiu as ações de políticas públicas a serem desenvolvidas pela gestão. Foto: Clélio Tomaz[/caption]

Vários segmentos da sociedade participaram do evento e delegados foram eleitos para discutir políticas públicas
 
Por Marcos da Silva
 
Professores, diretores, gestores e pais de alunos da Rede Municipal de Ensino do Recife, reuniram-se, na noite desta quarta-feira (04), na quadra poliesportiva do prédio da Diretoria de Tecnologia e Cidadania (DTEC), na Boa Vista – onde funcionou o Colégio Nóbrega – durante a Plenária Temática da Educação do Orçamento Participativo para eleger as prioridades para a área escolar na Cidade. Na ocasião, este segmento da população decidiu, por meio do voto, as ações de políticas públicas a serem desenvolvidas pela gestão do Município.
 
Este é um espaço de prestação de contas e de definir prioridades para o próximo ciclo. É um ambiente de vivência da democracia e uma aula prática de cidadania. É um local onde a população pode opinar, criticar e sugerir políticas públicas para a sua cidade”, ressaltou a secretária de Educação, Esporte e Lazer do Recife, Ivone Caetano, que prestigiou o encontro.
 
Os eleitores, maiores de 16 anos, puderam escolher entre as cinco metas debatidas e votadas nos fóruns regionais do Orçamento Participativo (OP). Cada uma destas metas possui três submetas, que também foram apresentadas para a escolha pública e ação da administração municipal. As três metas e submetas mais votadas pela população presente se tornarão prioridades de governo para a área da Educação.
 
Presentes à Plenária, 786 cidadãos foram à DTEC para votar nas propostas apresentadas – anteriormente debatidas nos fóruns regionais – e votar em um dos 25 candidatos à vaga de delegados do Orçamento Participativo para a Educação. Ao final, 614 recifenses escolheram 21 delegados para representá-los nos próximos 365 dias. De acordo com as regras, cada dez votos elegem um delegado.
 
“A temática de Educação do Orçamento Participativo é um importante tema a ser discutido na Cidade. Os estudantes começam a perceber o Município onde vivem e contribuem no processo do controle social. Neste encontro, eles podem discutir a Educação que merecem”, destacou o coordenador do Orçamento Participativo, Maurílio Muniz.
 
Metas e submetas mais votadas - Das cinco metas apresentadas, três foram escolhidas como prioridades para as políticas públicas da Educação. São elas: garantir a ampliação do atendimento na Educação Infantil; garantir a política de formação continuada para os profissionais da Educação e ampliar e requalificar a estrutura física da rede.
 
Uma submeta, correspondente a cada meta, também foi escolhida pela população: construção de novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), atendendo prioritariamente às demandas do Orçamento Participativo; ampliação da política de Formação Continuada para os profissionais de Educação com a promoção dos cursos de curta duração em áreas específicas, como, letramento e alfabetização, alfabetização matemática, avaliação e planejamento, educação inclusiva e inclusão digital; construção de novas Unidades Educacionais ou novas sedes para as escolas já existentes de acordo com as normas de acessibilidade e demandas do OP, com ampliação dos espaços educacionais (salas de aula, bibliotecas, laboratórios, salas de recursos multifuncionais e outros) e implementação; e ampliação de espaços para prática de esportes e atividades de lazer.
 
“A Plenária Temática da Educação tem a função de possibilitar, na prática, o exercício da cidadania e a conscientização política, colocando o jovem e o adulto como protagonistas das ações do governo em um tema importante para o Município”, definiu a professora do 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental, Rosana Nascimento. Representando a Escola Municipal Antônio Heráclio do Rego, no Arruda, o conselheiro escolar, Cícero Nóbrega, acrescentou: “É um grande avanço a Secretaria de Educação realizar este fórum, que envolve todos na democracia participativa”.
 
Nesta quinta-feira (6), das 8h às 12h, no Centro de Fromação de Educadores Professor Paulo Freire começam as discussões e o elencamento de prioridades do OP Criança para os estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife.