NOTÍCIAS

Cultura | 05.09.12 - 18h43

Seminário discute participação política das mulheres

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Especial da Mulher, promoveu, nesta quarta-feira (6), das 9h às 18h, no DTEC – o antigo Colégio Nóbrega (Soledade), o primeiro encontro do projeto “A participação das mulheres no contexto municipal das políticas públicas”. No evento foi realizado um seminário que reuniu 70 mulheres de diversos setores da sociedade civil, como representações de asilos, creches e do cenário cultural. Os objetivos principais do projeto são mobilização para defesa das políticas implementadas em favor das mulheres e evitar retrocessos nas conquistas já obtidas pelo setor.

O projeto é dividido em três momentos. Nos dias 20 e 27 de setembro acontecem as oficinas com conteúdos introdutórios. Também nessas datas ocorrem o segundo momento que são as rodas de diálogo direcionadas para mulheres que já tenham algum tipo de grupos de liderança nos bairros. Já na terceira etapa, os encontros reunirão organizações de oradoras das seis Regiões Político-Administrativo do Recife (RPA’s), que ajudaram a elaborar o I Plano Municipal da Mulher. Esta última fase será no dia 6 de novembro para as representantes das RPA’s 1,2,3 e o no dia 13 de novembro para as participantes das RPA’s 4,5,6.

Nos encontros, a Secretaria pretende ainda desenvolver uma análise da conjuntura política atual e preparar as mulheres para influenciarem na construção do Plano Plurianual municipal 2012 – 2017, que será elaborado até agosto de 2013. “A ideia é que as mulheres discutam a incidência política das mulheres tanto agora nesse período que estamos vivenciando, como para construção de vários aspectos da nova gestão. A importância do encontro é também formar mulheres e ouvir também suas propostas”, explicou a gerente de Políticas Regionais, Liliana Barros.