NOTÍCIAS

Cultura | 05.09.14 - 16h26

Mutirão do Pacto Pela Vida do Recife chega ao bairro da Várzea

Durante a próxima semana, diversas secretarias municipais irão executar ações na comunidade de Brasilit

A partir da próxima segunda-feira (8), a Prefeitura do Recife, através do programa municipal Pacto Pela Vida, realiza um mutirão na comunidade de Brasilit, na Várzea. Criado em julho de 2013, o programa leva cidadania às comunidades mais vulneráveis da capital. Até a próxima sexta-feira (12), serão realizadas ações de diversas secretarias para melhorar o controle urbano da região e conscientizar a população sobre prevenção à violência. Até o final do ano, outros três bairros prioritários deverão receber ações do mutirão.

Através das Secretarias de Mobilidade e Controle Urbano e Saúde, os comerciantes do local serão orientados sobre ocupação do logradouro público e manipulação de alimentos. A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) vai recuperar placas de concreto e canaletas, além de reforçar a limpeza em diversas vias da comunidade. Também serão intensificados os trabalhos de fiscalização de trânsito, poluição sonora e recolhimento de carcaças.

O mutirão contemplará ainda atividades educativas e de lazer. Na Academia da Cidade, a Secretaria de Esportes e Copa vai promover oficinas de skate e ginástica. Já nas escolas municipais da área serão realizadas palestras e rodas de diálogo sobre prevenção à violência, discriminação, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e trabalho infantil

A Várzea é o segundo bairro mais populoso do Recife, com 70.453 habitantes, de acordo com o Censo 2010. A localidade é uma das 15 prioritárias do programa municipal de combate à violência. Em 2013 foram registrados 23 homicídios no bairro. Em outubro será a vez do Ibura receber o mutirão do Pacto Pela Vida do Recife. No ano passado, a comunidade de Roda de Fogo, no bairro dos Torrões, foi a primeira a receber intervenções do programa. Ao todo, foram retiradas mais de 230 toneladas de entulho e 50 barracas irregulares. Também foi feita a manutenção em 25 postes e na sinalização vertical e horizontal de diversas ruas, além de pintura de faixas de pedestre.