Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 05.09.18 - 13h28

PCR capacita profissionais para trabalho de prevenção ao suicídio

 Atividades ocorrem durante o Setembro Amarelo, mês de alusão a esse  problema. Nesta segunda (10), haverá encontro intersetorial entre Saúde e Educação

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria municipal de Saúde, promoverá uma série de ações em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. O objetivo é, além de trazer o assunto para a discussão em sociedade, qualificar os profissionais da rede municipal sobre a gravidade do tema e as formas de evitá-lo. Nesta segunda-feira (10), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, será realizado, às 14h, o Encontro Intersetorial com a Educação, com o tema “Prevenção ao Suicídio: Olhar Integrado para Promoção de Estratégias de Atenção e Cuidado”. O evento acontecerá no auditório do Banco Central, na Rua da Aurora, 1259, em Santo Amaro, e pretende reunir cerca de 200 profissionais da Rede de Atenção Básica, Saúde Mental e da Secretaria Municipal de Educação.

O Setembro Amarelo é lembrado no Brasil desde 2014 e foi trazido ao país pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o suicídio uma prioridade de saúde pública.

De acordo com o Ministério da Saúde, a taxa mundial de suicídios, em 2015 (último ano contabilizado), foi de 10,7 casos por 100 mil habitantes. No último levantamento, foi a segunda principal causa de morte mundial entre jovens entre 15 e 29 anos. Cerca de 80% dos casos no mundo ocorreram em países de baixa e média renda. A ingestão de pesticidas, enforcamento e armas de fogo estão entre os métodos mais comuns em nível global. No Brasil, a taxa foi de 6,3 por 100 mil habitantes, e em Pernambuco, 3,3/100.000.

RECIFE - A taxa no Recife variou de 3,45 para 100.000 pessoas em 2010 para 3,71 para 100.000 em 2015. As tentativas de suicídio são captadas pela notificação decorrente de Intoxicação Exógena ou Violência Interpessoal. Entre 2010 e 2017, uma média anual de 469 casos foi notificada como tentativa de suicídio por esse sistema na Capital. A faixa etária predominante foi entre 20 e 39 anos, a maioria do sexo feminino (70%). As tentativas que terminaram em morte, entretanto, foram, na maioria, feitas por homens (67%).

Considerando o grupo etário de 5 a 19 anos, foco do encontro desta segunda-feira (10) com a Secretaria de Educação, entre os anos de 2010 e 2018 foram notificados 1.100 casos de tentativas de suicídio, sendo que 76% dos casos foram do sexo feminino. O uso de medicamentos foi o método mais usado por esse grupo (58%).

EVITANDO - Entre as principais formas de a saúde pública observar o comportamento suicida e evitá-lo estão a escuta das pessoas (problemas financeiros, violência, abusos, dores crônicas, isolamento e outros), campanhas de divulgação, controle do acesso aos meios utilizados (como medicamentos e armas de fogo, por exemplo), políticas de redução do uso de álcool e outras drogas, identificação precoce de doenças mentais e acompanhamento das pessoas que já tentaram o suicídio, entre outras medidas.

 

Setembro Amarelo no Recife

 

10/09

Atividade: Encontro Intersetorial com a Secretaria da Educação do Recife, com o tema “Prevenção ao Suicídio: Olhar Integrado para Promoção de Estratégias de Atenção e Cuidado”.

Local: Auditório do Banco Central, na Rua da Aurora, 1259, Santo Amaro.

Horário: 14h às 17h.

 

Programação do evento

 

13h30 - Acolhimento e credenciamento

14h - Mesa de abertura (Jailson Correia, secretário de Saúde do Recife, representantes da DEAS e DEVS - Sesau - e representantes da Secretaria Municipal de Educação)

14h30 - “Vigilância das Tentativas de Suicídio no Município do Recife”

15h - “Suicídio: conhecer para prevenir”, com Simone Cantarelli, psiquiatra infantil da rede municipal.

15h40 - “Rede de Cuidado”, com Valdiza Soares, da Gerência de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Recife.

16h15 - Debate e encaminhamentos.

Atividade: Participação na capacitação do Serviço de Psicologia Aplicada (UFPE) junto aos Agentes de Saúde do Distrito Sanitário 4 sobre vigilância das violências interpessoais e autoprovocadas.

Local: Campus da UFPE. 

Horário: 14h.

 

11/09

Atividade: Fórum de Saúde Mental do Distrito Sanitário 5: Promoção à vida e notificação de violência interpessoal e autoprovocada, com a participação de profissionais da Rede Psicossocial e da Atenção Básica do Recife.

Local: IPESU, na Rua São Miguel, 176, Afogados.

Horário: 14h.

Atividade: Fórum de Saúde Mental do Distrito Sanitário 2: Promoção à vida e notificação de violência interpessoal e autoprovocada, com a participação de profissionais da Rede Psicossocial e da Atenção Básica do Recife.

Local: Upinha Eduardo Campos, na Rua Itabira, s/n, na Bomba do Hemetério.

Horário: 14h.

 

20/09

Atividade: Sensibilização sobre o tema suicídio com profissionais da Escola Estadual Othon Bezerra de Melo.

Local: Rua Virgínia Heráclio, s/n, IPSEP.

Horário: 14h.

 

24/09

Atividade: Fórum de Saúde Mental dos distritos sanitários 6 e 8 sobre promoção à vida e notificação de violência interpessoal e autoprovocada, com a participação de profissionais da Rede Psicossocial e da Atenção Básica do Recife.

Local: A definir.

Horário: 14h.

 

27/09

Atividade: Sala de Espera com abordagem sobre o tema promoção à vida e notificação de violência interpessoal e autoprovocada.

Local: PSF Vila do Ipsep, na Rua Virgínia Heráclio, s/n, IPSEP.

Horário: 14h.

Atividade: Roda de conversa com o tema “Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio”, em parceira com o setor dos SIS e Cerest, tendo como público alvo os profissionais da DEVS. (Local e horário em aberto).