Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 05.12.22 - 15h12

Prefeitura do Recife realiza consulta pública sobre os serviços da Vigilância Sanitária

img_alt

O processo para ouvir a sociedade, os inspetores sanitários e os setores regulados pelo órgão começou nesta segunda-feira (5) e se estende até o próximo domingo (11). Escuta é feita através do site Conecta Recife. (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde)


Com o objetivo de aperfeiçoar os processos de trabalho e as ações realizadas pela Vigilância Sanitária (Visa) da capital pernambucana, a Prefeitura do Recife realiza, a partir desta segunda-feira (5), uma consulta pública online. O processo para ouvir a sociedade, os inspetores sanitários e os setores regulados pelo órgão se estende até o próximo domingo (11) e é feito através do site Conecta Recife (
https://conecta.recife.pe.gov.br/servico/844).  

Após o término da pesquisa, os resultados receberão tratamento estatístico de forma sigilosa, sem a identificação dos participantes. “Com a consulta pública, nós pretendemos conhecer a opinião dos nossos três públicos-alvo em relação à atuação da Visa Recife. Queremos identificar, especialmente, as potencialidades, desafios e sugestões que essas pessoas apontam, para que possamos qualificar ainda mais o serviço prestado pela Vigilância Sanitária da capital”, explica a gerente da Vigilância Sanitária do Recife, Daniele Feitosa.

A Vigilância Sanitária é constituída por um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, além de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços do interesse da saúde. A Visa Recife trabalha diariamente na fiscalização dos estabelecimentos comerciais que exercem atividades de interesse à saúde; como o comércio de alimentos, consultórios médicos, salões de beleza, farmácias, entre outros. 

Os profissionais realizam investigações de surtos alimentares, atendimento a denúncias, inspeções, ações educativas para a população em geral e para o setor regulado pela Visa. Para isso conta com uma equipe multidisciplinar de inspetores sanitários que atuam de segunda a sexta no horário comercial,  além de uma equipe noturna que é responsável por realizar as inspeções em estabelecimentos que só funcionam nesse horário.