NOTÍCIAS

Cultura | 06.01.13 - 18h46

Geraldo leva Operação Faxina Geral ao bairro do Recife e centro expandido

Trabalhadores fazem a limpeza próximo ao Marco Zero (Foto: Andréa Rêgo Barros) Trabalhadores fazem a limpeza próximo ao Marco Zero (Foto: Andréa Rêgo Barros)

Depois do Arruda e do Jordão, o prefeito Geraldo Julio levou hoje (06) a Operação Faxina Geral ao bairro do Recife e ao centro expandido da cidade. Trabalhadores da Empresa Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) passaram todo o dia nas duas localidades executando serviços de varrição, limpeza, pintura de meio-fio, coleta e lavagem de ruas e paradas de ônibus; além de capinação, retirada de material de propaganda dos locais públicos e podas em algumas árvores. No início da tarde, o prefeito foi ao Marco Zero inspecionar os serviços.

Geraldo Julio afirmou que essas ações refletem um anseio da população, que cobra uma atuação eficiente e ágil da Prefeitura na solução dos problemas da cidade. "O Recife tem que ser uma vitrine, cada dia mais limpa e bonita. Para isso, nós estamos contando e recebendo a colaboração de todas as pessoas, de toda a sociedade", ressaltou Geraldo. Ele destacou, ainda, que o Recife Antigo será transformado em um grande parque urbano para receber bem os moradores da cidade e os visitantes.

A Operação Faxina Geral seguirá amanhã (07) nos bairros de San Martin, Barro e Estância - dessa vez, sem a presença do prefeito. A partir das 7h, duas forças-tarefas distintas realizarão serviços de limpeza, capinação, poda, retirada de entulhos e varrição em diversas ruas desses bairros. A meta da intervenção - que atenderá todas as Regiões Político-Administrativas (RPA's) da cidade - é mudar a cara do Recife em 30 dias.
Os serviços no entorno do Recife Antigo foram iniciados na Ponte Buarque de Macêdo, seguindo pela Avenida Rio Branco, Avenidas Marquês de Olinda e Alfredo Lisboa e Ponte Giratória. Cerca de 150 trabalhadores, em diversas funções, participaram da operação. Ao todo, 25 toneladas de resíduos foram retiradas, em um percurso de 16 quilômetros. A Emlurb utilizou 10 caminhões (caçamba basculante, pipa e de apoio), cinco ônibus, seis veículos de fiscalização, 50 papeleiras, um caminhão compactador, dois barcos de coleta de resíduos sólidos flutuantes e duas motos.

No centro expandido, a Emlurb trabalhou em um trecho de 12 quilômetros, nas ruas do Hospício, Riachuelo, Aurora, do Sol, Princesa Isabel, Floriano Peixoto, Imperador, Concórdia, Palma, União e transversais; além das Avenidas Guararapes, Dantas Barreto e Martins de Barros. O trabalhou continua amanhã e a meta é retirar mais de 25 toneladas.

No braço do mar que liga o Recife Antigo ao Parque das Esculturas, Geraldo Julio e a primeira-dama do município, Cristina Melo, entraram a bordo do barco Vassourinha I, responsável pela coleta dos resíduos flutuantes da área. O prefeito percorreu um trajeto e constatou a situação do local.

Geraldo acompanha a limpeza no braço do mar (Foto: Andréa Rêgo Barros) Geraldo acompanha a limpeza no braço do mar (Foto: Andréa Rêgo Barros)

Durante a lavagem do Marco Zero, Marilene Maria Santiago, conhecida como “Ninha”, comerciante de sombrinhas de frevo no local, disse ao prefeito que queria dar sua parcela de colaboração com a cidade. Ela pediu autorização para fazer, pessoalmente, a limpeza com produtos químicos da placa do Marco Zero e de outros pontos indicativos. O prefeito autorizou e determinou o envio do material necessário para que a comerciante possa fazer o trabalho de limpeza.

A artesã Maria Cristina Oliveira, que comercializa seus produtos na Rua do Bom Jesus, disse que o Recife Antigo estava necessitando de cuidados. “Essa limpeza e lavagem vai dar outra cara para a região”, disse. Ela fez um apelo para que a Prefeitura instale banheiros públicos destinados ao atendimento dos comerciantes e turistas. Geraldo Julio prometeu que iria determinar a realização de um estudo para a implantação de sanitários no bairro.

Além das ações de limpeza, a operação traz esperanças para uma parcela da população que está sendo inserida no mercado de trabalho. É o caso de José Filho da Silva. Somente agora, aos 36 anos, conseguiu o primeiro emprego com a carteira assinada. Ele é um dos novos contratados pelas empresas terceirizadas para os serviços. "Agradeço à Prefeitura e prometo trabalhar muito", pontuou.