NOTÍCIAS

Cultura | 06.02.14 - 10h54

Secretaria de Educação do Recife recebe 90 mil alunos no primeiro dia de aula

As 302 escolas e centros infantis da PCR terão 201 dias letivos em 2014, com recesso entre os dias 12 e 27 de junho. Tema do ano letivo é Recife - Cidade educadora, cidade tecnológica, cidade do futuro

Durante toda esta quarta-feira (5), as 302 escolas, creches e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), abriram as portas para receber os cerca de 90 mil estudantes matriculados na rede municipal do Recife no primeiro dia letivo de 2014. Com as inovações tecnológicas e pedagógicas que vêm sendo implantadas nas unidades de ensino da cidade desde 2013, a Secretaria de Educação do Recife (Seduc) definiu que o tema do ano letivo de 2014 será Recife - Cidade educadora, cidade tecnológica, cidade do futuro.

Este ano os estudantes terão 201 dias letivos. Devido à realização da Copa do Mundo, o recesso escolar do meio do ano vai ser antecipado. As férias serão entre 12 e 27 de junho. Já nos dias 4 e 8 de julho, quando acontecem jogos na cidade, não haverá aula nas unidades.

Antes do início das aulas, mais de 100 escolas e creches passaram por reformas. As demais unidades receberam manutenção preventiva para recepcionar todos os estudantes da rede municipal, que oferta ensino da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental.

De acordo com a secretária executiva de Gestão da Rede da Secretaria de Educação do Recife, Danielle Freitas, todas as unidades estavam preparadas para recepcionar os estudantes neste primeiro dia de aula. “Orientamos também que os professores possam tornar o dia de hoje especial para os alunos, por meio de atividades lúdicas", reforçou.

O gestor da Escola Municipal Padre Antônio Henrique, no Derby, José Carlos Martins, ressaltou que toda a equipe está trabalhando para fazer 2014 mais produtivo para os estudantes. “Estou na educação há 30 anos e esse momento é de grande relevância para o primeiro contato entre professor e aluno. Estamos fazendo de tudo para tornar a escola o mais interessante possível para os estudantes, utilizando também a tecnologia.”

A professora Leila dos Santos, da Escola Padre Antônio Henrique, opina que os investimentos em tecnologia ampliam o desempenho dos estudantes da rede municipal do Recife. “A expectativa é que as mudanças continuem. Acredito que, com as inovações que estão sendo implantadas, vamos melhorar o aproveitamento em sala de aula.”

A estudante Antoniele Vitória, 13 anos, do 8º ano da Escola Municipal Padre Antônio Henrique, alegrou-se com a chegada de novos ventiladores e bebedouros e espera que venham mais investimentos. “Fiquei feliz com as mudanças na escola. Quero que a escola continue melhorando e que este ano possamos ter muitas atividades diferentes e divertidas.”