NOTÍCIAS

Cultura | 06.02.15 - 15h23

Prefeitura capacita professores do Programa Segundo Tempo

Cerca de 80 professores participam da atividade, que vai até o sábado (7) e marca o reinício do PST após o recesso escolar

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esporte, iniciou, na manhã desta sexta (6), a capacitação geral dos professores do Programa Segundo Tempo, que oferece atividades esportivas a cerca de 4 mil alunos da rede municipal de ensino. O trabalho marca o reinício das aulas do PST e continua até o sábado (7), com participação de cerca de 80 profissionais. O painel de abertura aconteceu na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, com o tema O Cenário do Esporte e da Educação no Recife e no Brasil.

"Uma das marcas da gestão do prefeito Geraldo Julio é a valorização da prática esportiva e das atividades físicas, com a Ciclofaixa, as Academias Recife e outras iniciativas. Este ano, vamos entrar numa nova fase, com a ampliação do PST e do Programa Esporte e Lazer na Cidade, o PELC. Passaremos de um atendimento de 4 mil pessoas para quase 30 mil pessoas", destacou o secretário de Esporte do Recife, George Braga. Em sua visão, a medida representará um "salto gigantesco", incluindo também, pela primeira vez, os grupos de idosos.

A programação continua durante todo o dia, com palestras e dinâmicas relacionadas ao programa. No sábado, a capacitação acontece a partir das 8h, na orla de Brasília Teimosa, onde funciona um núcleo do PST. Além das mesas com explanações temáticas relacionadas ao programa, haverá dinâmicas de integração e ações de sensibilização da equipe em sua relação com a comunidade, incluindo uma caminhada. O encerramento está marcado para as 13h.

PST - O Segundo Tempo é um programa do Ministério do Esporte, gerenciado pela Prefeitura do Recife, que tem 45 núcleos na capital pernambucana, atendendo cerca de 4 mil alunos de escolas municipais em todas as RPAs. São oferecidas modalidades como futebol, futsal, basquete, handebol, vôlei, atletismo, badminton e lutas. No Recife, o PST aumentará mais de 100%, chegando a 94 núcleos, com a contratação de mais 51 profissionais, já em andamento.