NOTÍCIAS

Cultura | 06.02.15 - 20h25

Secretaria de Educação do Recife promove Carnaval Armorial nas escolas

De segunda a quinta, seis unidades de ensino funcionarão como polos carnavalescos e receberão orquestras e grupos de passistas

Para levar um pouco da alegria do carnaval para a Rede Municipal de Ensino nesta semana pré-carnavalesca, a Secretaria de Educação do Recife realiza a segunda edição do Carnaval nas Escolas Municipais. Este ano, o projeto será chamado de Carnaval Armorial, seguindo o tema do ano letivo 2015: Ariano Suassuna: Educação, Cultura, Memória e Identidade. A partir da próxima segunda-feira (09), seis unidades de ensino funcionarão como polos e receberão 17 escolas visitantes. Cada polo terá o nome de uma das obras do escritor paraibano e contará com orquestras e grupos de passistas para animar a festa.

O evento é organizado pelo Núcleo de Atividades Culturais (NAC) da Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de estimular e valorizar a dimensão multicultural do Recife através de atividades que ofereçam aos estudantes e professores a oportunidade de estreitar as relações da escola com a comunidade. Um grupo de contação de histórias, com estudantes de teatro da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vai até as escolas falar sobre o Movimento Armorial

Cada unidade educacional será representada por um porta-estandarte, um rei e uma rainha, escolhidos previamente em um concurso realizado pela própria escola. No dia da festa, eles participarão de uma competição para disputar o título de representante de cada polo. Os reis e rainhas vencedores vão disputar a final do campeonato no dia da festa carnavalesca do Centro Administrativo Pedagógico (CAP) da Secretaria de Educação do Recife, que acontecerá na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife Professor Paulo Freire, na Madalena, no dia 26 de fevereiro. Além dos polos do Carnaval Armorial, outras 24 escolas vão receber orquestras de frevo e a Banda Paulo Freire, do NAC.

De acordo com o diretor do núcleo, maestro Marcos Galdino, o objetivo do Carnaval nas Escolas é incentivar a produção de atividades que enriqueçam a cultura dentro do universo escolar. "Não queremos somente apresentar as músicas de carnaval. Teremos também um grupo de contação de histórias que vai falar sobre o Movimento Armorial. Quando falamos de um assunto como esse, passamos um tipo de estética e conhecimento que muitos de nossos alunos ainda não tiveram contato", avalia o maestro.

Confira a programação completa do Carnaval Armorial:

Segunda-feira (09/02)
Local: Escola Municipal Reitor João Alfredo (Ilha do Leite)
Horário: 9h
Polo: Uma mulher vestida de sol
Escolas visitantes: Josué de Castro
Orquestra: Polivalente

Terça-feira (10/02)
Local: Escola Municipal Mário Melo (Campo Grande)
Horário: 9h
Polo: A pedra do reino
Escolas visitantes: Olindina Monteiro, Campina do Barreto e Ricardo Gama
Orquestra: Mistura Perfeita

Quarta-feira (11/02)
Local: Escola Municipal São Cristóvão (Guabiraba)
Horário: 9h
Polo: A pena e a lei
Escolas visitantes: Rozemar de Macêdo, Aderbal Galvão e Draomiro Chaves
Orquestra: Maurício Neto

Local2: Escola Municipal Diná de Oliveira (Iputinga)
Horário: 9h
Polo: O auto da compadecida
Escolas visitantes: Engenho do Meio, Henfil, João Pessoa Guerra e João XXIII
Orquestra: Arte Vida

Quinta-feira (12/02)
Local: Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves (Mustardinha)
Horário: 9h
Polo: O rico avarento
Escolas visitantes: Vila São Miguel, Padre José de Anchieta e Santa Edwiges
Orquestra: Encantu's

Local2: Escola Municipal Maria Sampaio Lucena (Ibura)
Horário: 9h
Polo: O santo e a porca
Escolas visitantes: Ibura de Baixo, Margarida Serpa e Cícero Franklin
Orquestra: Raízes Pernambucanas