Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Política Urbana | 06.02.21 - 12h54

Mercado da Encruzilhada recebe a campanha Bora se Cuidar, de prevenção à covid-19

img_alt

Estabelecimento foi o primeiro dos 25 mercados públicos a contar com projeto de conscientização de comerciantes e frequentadores para medidas de proteção ao coronavírus (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

O Mercado da Encruzilhada, na Zona Norte, um dos mais tradicionais do Recife, foi palco, neste sábado (6), da nova etapa da campanha Bora se Cuidar, da Prefeitura, que alerta para a prevenção à covid-19. Durante a manhã, 30 profissionais, entre agentes de controle urbano, da Vigilância Sanitária e arte-educadores, estiveram no local para conscientizar comerciantes e frequentadores para o uso correto de máscaras, higienização das mãos, manipulação dos alimentos e distanciamento social.
 
Foram colocados adesivos com QR codes que dão acesso a informações sobre prevenção ao novo coronavírus e distribuídas máscaras de proteção. Tanto o pátio externo quanto a área interna do mercado foram sanitizados. Com bom humor e através de músicas, os arte-educadores alertavam para a necessidade do uso da máscara da forma correta. "No queixo não adianta nada, viu? Tem que cobrir boca e nariz!". 
 
Há três anos no local, a comerciante Sandra Regina destaca a importância do reforço nas medidas de prevenção. "Vez por outra alguém teima em entrar sem máscara, a gente fala que é importante todo mundo se cuidar. Como essa pandemia ainda não acabou, se todo mundo fizer sua parte, fica mais fácil a gente atravessar esse período". Dono de um box de aviamentos, José Hercílio Alves tem a mesma opinião. "Se a gente não se cuida, todo mundo fica doente. Ninguém quer esse cenário, então é uma ótima iniciativa lembrar de que todos nós precisamos nos cuidar".
 
Depois do Mercado da Encruzilhada, os outros 24 mercados públicos da cidade vão receber a Bora se Cuidar, que também está nos parques e praias do Recife. "O objetivo é conscientizar comerciantes e população para uso de máscaras, distanciamento e uso de álcool em gel. A campanha tem sido muito bem aceita, tanto nos parques como nas praias, e já temos visto resultados positivos", comenta a Secretária-Executiva de Licenciamento, Marta Lima. Para o Secretário de Política Urbana e Licenciamento, Leonardo Bacelar, a maioria dos comerciantes tem seguido à risca as medidas de prevenção como uso de máscara e higienização. "Além da questão de saúde há também a econômica. Se alguém for infectado vai ter de passar ao menos 15 dias afastado da sua própria fonte de renda, com o box fechado".
 
A campanha segue nas praias, parques e praças da cidade. Já foram contemplados os parques da Jaqueira, Santana, Macaxeira e Treze de Maio, além de toda orla de Boa Viagem e Pina. A ação é fruto da parceria entre as Secretarias de Saúde; Turismo e Lazer; Política Urbana e Licenciamento; e Governo. Ainda integram o grupo o Gabinete de Comunicação, Guarda Municipal e Polícia Militar de Pernambuco.