Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 06.02.24 - 18h55

Frevo no pé e animação marcam a 21ª edição do Baile Municipal da Pessoa Idosa do Recife

img_alt

Evento gratuito faz parte da programação oficial do Carnaval do Recife e visa assegurar às pessoas idosas o direito ao lazer e à cultura (Foto: Marlon Diego/PCR)

Promovido pela Prefeitura do Recife, o 21º Baile Municipal da Pessoa Idosa reuniu cerca de 10 mil pessoas que aqueceram o Classic Hall, nesta terça-feira (6). O evento gratuito reuniu pessoas com mais de 60 anos e seus familiares, que fazem parte de um dos mais de 100 grupos de convivência do Recife e de Instituições de Longa Permanência (ILPI). O baile faz parte da programação oficial do Carnaval do Recife e, apesar de ser uma promoção da gestão municipal, a festa também recebe grupos de pessoas idosas de toda a Região Metropolitana do Recife. O público curtiu e dançou no salão ao som do Spok Frevo Orquestra e convidados. 

 

A secretária Ana Rita Suassuna reforçou a alegria de contabilizar mais um ano de celebração do Baile da Pessoa Idosa. "É muito gratificante perceber a alegria dos foliões com mais de 60 anos que aguardam ansiosamente por esse baile, que já é tradição no Carnaval do Recife. Já que o Carnaval é a festa mais democrática, nada mais justo que dedicar um evento à população idosa da cidade, que, dentre vários direitos, também precisam ter acesso ao lazer", contou Ana Rita, secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife. 

 

Além do maestro Spok e orquestra, a 21ª edição do Baile Municipal da Pessoa Idosa contou com a performance do Bloco Carnavalesco Lírico O Bonde. O baile também consagrou a coroação da realeza da Pessoa Idosa do Carnaval do Recife 2024. As majestades, eleitas em concurso, são a rainha Rejane Pinheiro, 64 anos, representante do Bloco Carnavalesco Misto Batutas de São José, e o rei Valdir Nunes, 61 anos, representante da Federação Cultural de Bois e Similares de Pernambuco. 

 

O chefe de cozinha aposentado Carlos Alberto Valente, 68 anos, compareceu ao baile fantasiado de Carlitos, personagem de Charlie Chaplin. "Sempre gostei de brincar Carnaval e faz alguns anos que eu sempre compareço ao Baile da Pessoa Idosa. Já tive infarto e AVC e, se estou aqui brincando Carnaval ainda, é porque Deus quer, por isso eu compareço", contou Carlos.

 

Acompanhada do parceiro Tonho, a costureira Vânia Carvalho, 67 anos, ressaltou que irá brincar o Carnaval até não poder mais. "Eu brinco Carnaval desde menina, mas arrumei um marido que não gosta de fuzarca. Então, fiz o Tonho para representar o meu marido Antonio e brincar o carnaval comigo no Baile da Pessoa Idosa", contou Vânia. 

 

A organização do 21º Baile Municipal da Pessoa Idosa é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, por meio da Gerência da Pessoa Idosa, que faz parte da Secretaria Executiva de Direitos Humanos. A realização também conta com o apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (Comdir), da Secretaria de Cultura do Recife, Fundação de Cultura Cidade do Recife, Guarda Municipal e CTTU.

ASSUNTOS: