NOTÍCIAS

| 06.04.11 - 10h09

Varredura nos morros chega ao Alto do Maracanã

A ação de varredura preventiva nos morros, promovida pela Prefeitura do Recife, chega a mais uma comunidade. Nesta quinta-feira (07), a iniciativa aporta no Alto do Maracanã, no bairro de Dois Unidos, onde serão desenvolvidas ações integradas e emergenciais de redução do risco, com o objetivo de identificar, antecipadamente, situações que possam gerar casos de deslizamento durante o período de chuvas.

A varredura faz parte da Operação Inverno 2011 e começou nesta terça-feira (05), no Córrego do Sargento, Linha do Tiro. Essa primeira fase, que deve seguir até a próxima semana, contemplará três localidades da Zona Norte da Cidade, consideradas de risco Alto e Muito Alto. A ação avançará, em seguida, para as áreas Sul, Oeste, Norte e Noroeste. Até o fim do mês, 15 localidades receberão a varredura.

Entre as ações previstas na varredura, estão o corte de árvores de grande porte em situação de risco, colocação de lonas plásticas, remoção de famílias, demolições, limpeza de canais, retiradas de entulhos, capinação e o combate à proliferação da dengue. Também serão realizados serviços de manutenção de escadarias, muros de arrimo e sistemas de drenagem.

Nos locais visitados durante a varredura, agentes darão continuidade ao trabalho educativo, levando aos moradores informações sobre o trabalho da Defesa Civil e orientações sobre práticas seguras nas áreas de morro e como cada cidadão pode contribuir para evitar riscos no local onde mora.

O trabalho é coordenado pela Defesa Civil (Codecir), com o apoio das secretarias de Saúde, Saneamento, Meio Ambiente, Educação e Especial da Mulher, Dircon, Emlurb, URB, Iasc, Guarda Municipal, CTTU, Programa Parceria nos Morros, além da colaboração do Exército Brasileiro.