Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 06.04.17 - 21h00

CTTU inicia novo curso para formação de batedores

img_alt

Após o término do curso, os novos batedores poderão atuar em ações de motopatrulhamento e nas escoltas a autoridades (Foto: Antônio Tenório/PCR

 

 

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) iniciou nesta quinta-feira (6), um novo curso de formação de batedores (agentes de trânsito que utilizam motocicletas) para atuarem no trabalho de fiscalização e monitoramento de trânsito, além de escolta a autoridades. Na ocasião, participaram os 40 primeiros colocados, aprovados em uma pré-seleção, realizada no último sábado (1º), no estacionamento da Prefeitura do Recife, e que teve um total de 214 inscritos. O curso, de caráter classificatório e eliminatório, vai contar com um total de quatro módulos, com duração de três meses.

O curso tem como principais temas teóricos as atribuições do motociclista, os comandos utilizados por eles, equipamentos de segurança, técnicas de pilotagem segura e direção defensiva. Já na parte prática, os candidatos vão aprender sobre habilidades de aceleração, frenagem, equilíbrio, comportamento em curvas, regras gerais de circulação, parada e estacionamento.

Depois de 40 horas de aula teórica e prática, divididas em quatro módulos, os participantes realizarão provas eliminatórias para se tornarem batedores da Autarquia. As aulas serão sempre aos sábados, domingos e feriados, para não atrapalhar o trabalho rotineiro durante a semana dos profissionais. Após o término da formação, os novos batedores serão integrados aos cerca de 60 batedores que já fazem parte do efetivo da CTTU.

Para o Gerente Geral de Operação e Fiscalização de Trânsito da CTTU, Fabiano Ferraz, os profissionais que conseguirem concluir a formação estarão totalmente aptos a atuarem em ações especiais. "O curso terá avaliações teóricas e práticas para testar o conhecimento dos participantes. Ao final, aqueles que obtiverem êxito, poderão atuar em motopatrulhamentos, esquemas especiais de trânsito, além de atender ocorrências com mais facilidade", destaca Fabiano.