NOTÍCIAS

Cultura | 06.05.11 - 16h22

Defesa Civil do Recife realiza 43 vistorias nesta sexta-feira

Codecir colocou 12.960 mil m² de lona em 59 diferentes pontos de risco e realizou 31 atendimentos nas regionais

Nesta sexta-feira (06), a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) realizou 43 vistorias em diversas áreas de morro e alagados da Cidade. Além disso, colocou 12.960 mil m² de lona em 59 diferentes pontos de risco, realizou 31 atendimentos nas regionais, além de ter encaminhando uma família para a casa de parentes. Das 7h às 17h, foram registradas 31 solicitações de lonas plásticas, 26 pedidos de vistorias, 12 deslizamentos de barreira e um muro com danos.

A Codecir informa que equipes estão em alerta e prontas para atender as ocorrências em qualquer localidade da Cidade. Quem necessitar pode solicitar atendimento pelo telefone 0800.081.3400, que é gratuito e funciona 24 horas por dia.

Desde março, com o lançamento da Operação Inverno, a Prefeitura vem intensificando o trabalho de monitoramento de pontos de risco, vistorias, colocação de lonas plásticas, retirada de famílias de áreas de morro, além de ações educativas porta a porta e nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

Para evitar acidentes, a Codecir orienta a população para que não ocupe áreas já identificadas como de risco; não façam cortes nas barreiras; não plantem árvores de grande porte e troquem as bananeiras por árvores frutíferas, medicinais e de jardim; não joguem lixo nas barreiras e não façam construções ou reformas antes de consultar a Prefeitura.

Chuvas - Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os próximos dias serão de tranquilidade para os recifenses. A previsão meteorológica indica que, deste sábado (7) até a próxima segunda-feira (9), haverá tempo nublado a parcialmente nublado, chuvas fracas e rápidas no decorrer do dia, com ocorrência de Sol. A expectativa é que, nos três dias, o índice pluviométrico não ultrapasse os 20 milímetros.

Emlurb - A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) realizou limpeza do sistema de drenagem e monitorou a situação dos canais que sofreram extravasamento por conta da elevação do nível dos rios da cidade. Mais de 100 trabalhadores retiraram o lixo de galerias, canais e canaletas em vários bairros como Boa Vista, Afogados, Imbiribeira, Espinheiro, Casa Forte, Jardim São Paulo, Cordeiro, Vasco da Gama, Santo Amaro, Ibura, entre outros. Também foram promovidas ações emergenciais com jato de sucção em pontos mais críticos. Até o momento, já foram limpos 36 dos 66 canais da cidade e outros 14 estão sendo desobstruídos.

A equipe de monitoramento da Emlurb só registrou nove ocorrências relativas a transbordamentos de canais ao longo desta sexta-feira. A maioria dos casos foi resultado da elevação do Rio Capibaribe, em locais como Casa Forte, Cordeiro, Caxangá e UR-07. Além dessas áreas, também sofreram alteração de nível canais influenciados pela força dos rios Jiquiá e Tejipió.

CTTU - A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) registrou, de 0h a 17h30, 61 ocorrências de semáforos com algum tipo de falha, seja por falta ou variação na tensão da energia elétrica, modificação no sincronismo ou queima de lâmpada. A central de rádio da Companhia atendeu a uma demanda de 35 acidentes de trânsito, mas sem ocorrência de vítimas graves. Pela central de teleatendimento da Companhia (0800.081.1078), foram comunicadas mais de 100 demandas sobre colisões de veículos e pedidos de fiscalização em geral. Agentes de Trânsito foram direcionados para monitorar o fluxo de veículos e orientar os condutores em vias que apresentaram pontos de alagamento com a Rua Guilherme Pinto, Derby e na Rua João Tude de Melo, próximo à Ponte da Torre.

SAÚDE – As equipes da Secretaria de Saúde do Recife estão diretamente envolvidas na Operação Inverno. Diariamente, cerca de 60 técnicos das vigilâncias ambiental e sanitárias participam das ações desenvolvidas pela Prefeitura do Recife. Além dos procedimentos de rotina, eles realizam atividades como sensibilização de moradores de áreas de risco, monitoramento da qualidade da água disponível em abrigos e inspeção de locais e orientação de responsáveis por estabelecimentos que fornecem alimentação para desabrigados. Os agentes comunitários de saúde também estão mobilizados dando suporte nas iniciativas elaboradas pela Administração Municipal.

Assistência Social - A Prefeitura do Recife instalou cinco alojamentos para acolher os desabrigados das chuvas que moram nas áreas ribeirinhas (próximo às margens do Rio Capibaribe) da cidade. Os espaços estão funcionando na Escola Municipal Diná de Oliveira (Iputinga; com 280 alojados – 80 famílias), Creche Casinha Azul (Iputinga; com 85 alojados – 28 famílias), Escola Municipal Maciel Pinheiro (Torre; 336 alojados – 100 famílias), Escola Nilo Pereira (Monteiro; 118 alojados – 38 famílias), Escola Municipal Célia Arraes (Areias; 41 alojados – 7 famílias) e a Arquidiocese da Várzea (Várzea; 230 alojados – 46 famílias). Totalizando 1.144 pessoas desalojadas e 300 famílias.

Além desses, há outros dois abrigos da PCR que estão abrigando pessoas retiradas de áreas de risco (morros) e que aguardam auxílio moradia. São eles: Imbiribeira (9 abrigados -1 família) e Avenida Norte (35 abrigados – 5 famílias). Totalizando 44 pessoas desalojadas e 6 famílias.