NOTÍCIAS

Cultura | 06.05.11 - 16h12

Prefeitura realiza palestras e reuniões dos desabrigados das chuvas

Nesta sexta-feira (6), os desabrigados que estão na Escola Municipal de Nilo Pereira, em Casa Forte, foram visitados por médicos e enfermeiros da Secretaria de Saúde

Por Marcela Sotero

A fim de melhorar a rotina de quem precisou deixar a casa por conta das chuvas, a Prefeitura do Recife promove palestras e intermedeia reuniões de normas de convívio nos abrigos da cidade. Na manhã desta sexta-feira (6), os desabrigados que estão na Escola Municipal de Nilo Pereira, em Casa Forte, foram visitadas por médicos e enfermeiros da Secretaria de Saúde, que deram orientações sobre higiene e prevenção de doenças.

Vindas de locais da RPA 3, Zona Norte, como, Nossa Senhora da Conceição, Poço da Panela, Monteiro, Vila Esperança e Cabocó, as 100 pessoas, de 29 famílias, estão divididas em salas que comportam entre duas e quatro famílias. Cada grupo elege um representante para limpeza e alimentação. “Na prática, foi criado um acordo de convivência organizado por eles mesmos. O indicado nos informa a quantidade de refeições necessárias”, disse gerente de abordagem social das RPAs 2 e 3 (Iasc), e coordenadora de abrigamento do prédio, Mônica Holanda Cavalcanti.

Para Nayde Albuquerque, que também coordena o espaço e gerencia a Cica II (Iasc), essa sistemática tem beneficiado, inclusive, a distribuição dos donativos. “Recebemos material o tempo todo, como, colchão, roupas, kits com produtos de higiene, e essa entrega tem sido tranqüila”, observou Albuquerque.

Segundo dona Regina Célia, moradora da Vila Esperança, a assistência tem sido positiva. “Não está faltando nada, estamos sendo bem tratados e bem orientados pela equipe da Prefeitura”, falou. Já dona Marinalva Maria de Lima, que viveu momentos difíceis quando a casa alagou, garante: “As coisas estão bem melhores, estamos bem acomodados e podemos guardar os poucos objetos que conseguimos salvar”, disse a dona de casa que está no local com o marido, o desempregado e servente de pedreiro, Genivaldo José de Lima.

Já os desabrigados da Vila Arraes, na Várzea, estão sendo alojados na Arquidiocese do bairro, onde estão 332 pessoas, de 63 famílias. “Todas as nossas atividades deste final de semana já estão canceladas. Vamos aguardar os próximos dias e, se houver necessidade, vamos continuar disponibilizando o nosso prédio”, garantiu a coordenadora do Centro Arquidiocesano da Pastoral Dom Vital, Dulce Maria Queiroz Maciel.

De acordo com dona Marileide da Silva Pinto, a sensação é de alívio. “Se não estivéssemos aqui, aonde iríamos? Aqui a família está segura e todos bem cuidados”, garantiu.

Assistência Social - A Prefeitura do Recife instalou cinco alojamentos para acolher os desabrigados das chuvas que moram nas áreas ribeirinhas (próximo às margens do Rio Capibaribe) da cidade. Os espaços estão funcionando na Escola Municipal Diná de Oliveira (Iputinga; com 179 alojados), Escola Municipal Maciel Pinheiro (Torre; 152 alojados), Escola Nilo Pereira (Monteiro; 86 alojados), Escola Municipal Célia Arraes (Areias; 70 alojados) e a Arquidiocese da Várzea (Várzea; 332 alojados).

Além desses, há outros dois abrigos da PCR que estão abrigando pessoas retiradas de áreas de risco (morros) e que aguardam auxílio moradia. São eles: Imbiribeira (25 abrigados) e Avenida Norte (34 abrigados).