Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Cultura | 06.05.15 - 09h27

Cine-PE proporciona manhã de aprendizado e diversão para alunos da rede municipal

Estudantes de escolas municipais assistiram a uma animação infantil exibida no Cinema São Luiz

Cerca de 500 alunos da rede municipal de ensino do Recife assistiram a uma animação infantil exibida no Cinema São Luiz, na Boa Vista, na manhã desta terça-feira (05), dentro da programação do Cine PE. Outra sessão especial de cinema ocorrerá nesta quarta-feira (06), das 8h às 12h, para outros 500 estudantes de dez escolas municipais. Os dois dias de evento fazem parte da Mostra Infantil de Cinema Brasileiro, que visa ampliar a visão cultural dos estudantes.

De acordo com a diretora do festival audiovisual, Sandra Bertinni, a expectativa da Mostra Infantil é transformar o cinema em um lugar de lazer educativo. “Esperamos despertar nos alunos o gosto pelo cinema brasileiro. Em paralelo, o evento também ajudará muito no desenvolvimento educativo de cada um”, afirma.

O professor Plínio Maciel, da Escola Municipal General Emídio Dantas Barreto, já tinha vontade de levar seus alunos para um evento deste porte e só agora conseguiu, através da parceria do Cine PE coma Secretaria de Educação do Recife. “Estamos felizes em participar da programação e em estar dentro deste espaço que representa a história do cinema. Com certeza, depois disso será ainda mais fácil trabalhar as temáticas culturais em sala de aula”, avalia o docente.

Nesta terça, as turmas do 1º ao 5º ano assistiram à animação Amazônia, dirigida por Thierry Ragobert. O filme conta a história de Castanha, um macaco-prego criado em cativeiro que é solto na Amazônia após a queda de um avião. Como pano de fundo, a animação mostra os mistérios da fauna e da flora da região. A aluna Emilly Regina, do 4º ano da Escola Emídio Dantas Barreto, adorou a programação extraclasse. “Eu adoro tudo relacionado à cultura. Depois vamos debater sobre o filme em sala de aula”, diz. Nesta quarta, um outro grupo verá o filme Minhocas, de Arthur Nunes e Paolo Conti.              

CINE PE - O festival de audiovisual de Pernambuco está em sua 19ª edição e é considerado um dos mais populares do Brasil. Mais de  20 curtas e longas, nacionais e estrangeiros, estão sendo exibidos do último sábado (02) até a próxima sexta (08), no Cinema São Luiz. Os ingressos custarão R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).