NOTÍCIAS

Administração | 06.05.17 - 15h27

Recife em Ação leva serviços integrados para Bola na Rede

img_alt

Prefeito Geraldo Julio conferiu todas as atividades do mutirão na manhã deste sábado (6). No final da manhã, esteve na rua Chagas Ferreira, em Passarinho, beneficiada com obras de pavimentação e drenagem. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Na manhã deste sábado (6), os moradores do bairro da Guabiraba puderam participar de dezenas de atividades e serviços oferecidos no mutirão Recife em Ação. O prefeito Geraldo Julio foi prestigiar o projeto, que integra várias secretarias municipais, e aportou na Creche-Escola Dona Carmelita Muniz de Araújo, localizada na comunidade Bola na Rede, levando várias ações de Saúde, Cidadania, Educação, Infraestrutura e Defesa Civil para mais perto da comunidade. Ao final da manhã, o gestor municipal também compareceu ao bairro de Passarinho, para conferir o resultado das obras de pavimentação e drenagem de um trecho da rua Chagas Ferreira e a implantação de uma escadaria no local. 

"Estamos com vários atendimentos aqui: atendimento social, do bolsa família, retirada de carteira de identidade, e também várias ações voltadas para as crianças, além de trabalhos nas áreas de saúde e de educação", afirmou o prefeito Geraldo Julio, que lembrou ainda que comunidades do entorno serão beneficiadas com ações de limpeza, manutenção e reordenamento urbano, assistência social e controle de mosquitos transmissores de arboviroses.  

Entre os serviços, o Programa Saúde em Todo Lugar, da Secretaria de Saúde do Recife, atendeu cerca de  300 pessoas da comunidade, realizando aferição de pressão, teste de glicose, testes rápidos para HIV, mamografia, entre outros serviços. Também houve orientação física com equipe da Academia da Cidade, orientação de higiene bucal, orientação jurídica, além de vistorias dos Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asace) nos imóveis do bairro, para o controle do mosquito Aedes aegypti.

Durante a realização do projeto, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) também reforçou serviços na área de drenagem, pavimentação, limpeza urbana e iluminação pública. Foi realizado tapa-buraco, varrição, capinação, coleta e remoção de entulhos. O trabalho contemplou ainda a manutenção da Praça de Bola na Rede, com limpeza geral e verificação dos equipamentos. 

Os moradores puderam solicitar a emissão de 2ª via de RG e de certidão de nascimento. A população pôde fazer a inscrição no Cadastro Único/Bolsa Família; e recebeu orientação jurídica. A Secretaria Executiva de Direitos dos Animais esteve no local realizando a vacinação anti-rábica para cães e gatos, agendamento para castração e distribuição de parasiticidas. A Secretaria da Mulher também marcou presença com orientações sobre o combate à violência de gênero e uma equipe da Sala do Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente também esteve presente orientando o público sobre temas ligados à formalização de empresas.

Para Walter William, estudante de 20 anos que compareceu ao evento, a iniciativa facilita o acesso da comunidade a vários serviços. "Eu vim pra tirar a segunda via do meu RG, que nunca consegui resolver antes porque sempre me complicava com os horários ou mesmo não tinha condições. Ainda aproveitei pra ter algumas orientações jurídicas, coisa que, se esse mutirão não tivesse chegado aqui, eu demoraria a procurar por conta da dificuldade de acesso. Essas coisas todas, todos esses serviços chegando na comunidade é uma coisa muito boa. Tenho certeza de que todos estão aproveitando de alguma forma", declarou.

A ação também contou com a presença da Unidade de Tecnologia em Educação e Cidadania (Utec) Largo Dom Luiz e a Utec móvel da RPA 3, que promoveram uma oficina de animação digital. Além disso, também houve exibição de robôs feitos com blocos de encaixe da Lego e de drones.  

Cerca de 150 trabalhadores da Defesa Civil do Recife estão mobilizados na colocação de lonas plásticas, capinação e roçagem de mato, erradicação de árvores em risco , monitoramento de áreas de risco, vistorias em imóveis e ações de porta a porta. Moradores receberão orientação sobre os procedimentos a serem adotados em caso de chuvas, solicitando auxílio através do telefone 0800 081 3400.

DRENAGEM E PAVIMENTAÇÃO- Ainda na manhã deste sábado (6), o prefeito Geraldo Julio vistoriou o resultado das obras de drenagem e pavimentação na Rua Chagas Ferreira, em Passarinho, que foi finalizada no último dia 28/04. Com um investimento de aproximadamente R$ 1,4 milhão, a recuperação da via era uma demanda antiga da comunidade e estava inserida na requalificação de ruas e avenidas que integram a rota do Serviço de Transporte Complementar de Passageiros (STCP).

Dentro do pacote de ações realizadas, a Rua Chagas Ferreira recebeu obras de pavimentação dos 830 metros da via, a colocação de 587 metros de rede de drenagem e a implantação de uma escadaria de 240 metros, que faz a ligação com a Rua Tancredo Neves. A intervenção também recebeu canaletas que, além de contribuir para a mobilidade dos moradores da região, vão ajudar o sistema de drenagem da área.