Secretaria-executiva de Inovação Urbana

NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 06.05.20 - 17h59

Mais Vida nos Morros e ONU-Habitat firmam parceria no combate à covid-19 nas comunidades do Recife

Ações irão beneficiar oito mil famílias, em dez localidades diferentes, com atuação de Embaixadores do Mais Vida

Por conta do engajamento, do protagonismo comunitário e da cidadania ativa das comunidades recifenses, exercidos por meio do Programa Mais Vida nos Morros, a ONU-Habitat firma parceria com a Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, que viabilizará a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial, do Objetivo 11 de “Tornar as cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”. Agora Mais Vida é ficar em casa. As estratégias de atuação serão iniciadas em 10 comunidades do Recife com benefício de 8 mil famílias.

A cooperação técnica com a ONU priorizará conscientização sobre o isolamento social, a mensagem do “ficar em casa”, os cuidados preventivos e a higienização necessária;  assegurar o acesso a novas soluções de políticas públicas; e estimulará comportamentos sustentáveis dentro de casa. 

A ação será executada pelos sessenta Embaixadores do Mais Vida nos Morros que são moradores que transformaram suas próprias comunidades, bem como artistas, jogadores de futebol, chefs de cozinha e outras personalidades da cidade do Recife. Os Embaixadores simbolizam o protagonismo comunitário, a cidadania ativa e a vontade de fazer a diferença no lugar onde vivem. 

O foco será na conscientização sobre o isolamento social; disseminação das informações oficiais; encaminhamentos para o “Atende em Casa”; auxílio aos idosos e às pessoas no grupo de risco nas compras no comércio local; garantia do uso e distribuição das máscaras de proteção; orientação e articulação do acesso às cestas básicas; estímulo e orientação ao uso do aplicativo Movimenta Recife para práticas de exercício físico. 

As orientações incluem ainda prevenção e encaminhamento às autoridades competentes casos de violência no ambiente familiar; orientação e estímulo ao uso de aplicativos gratuitos de prestação de serviços, aprendizagem, brincadeiras, etc; bem como encaminhamento dos empreendedores para Sala do Empreendedor, Governo do Estado e agências financeiras, além da conscientização através do “Use Máscara e Lave as Mãos” e da “Quarentena Sustentável” que visa estimular novos hábitos com vídeos gratuitos nas redes sociais sobre culinária sustentável, hortas e jardins e dicas sustentáveis.  

O programa Mais Vida nos Morros completa quatro anos e já beneficiou mais de 22 mil moradores, em 45 comunidades na cidade do Recife, fomentando o amor pela cidade, a pedagogia urbana, a primeira infância e o viver a cidade. A iniciativa permite a ressignificação do programa enquanto política pública para se transformar numa estratégia de engajamento e enfrentamento da pandemia da covid-19 nas comunidades. 

A parceria representa um marco entre a ONU-Habitat e o Município do Recife. “É um importante reconhecimento ao engajamento e o protagonismo comunitário das comunidades do Recife. O apoio técnico da ONU-Habitat vai ajudar no enfrentamento à covid-19 com ações imediatas, e no pós pandemia, a partir de um plano trabalho que será desenvolvido.”, afirma Tullio Ponzi, Secretário Executivo de Inovação Urbana. 

Ponzi considera ainda a iniciativa um marco que pode ajudar a alterar a realidade social nas comunidades. “Principalmente novos hábitos. Onde a gente está entendendo esta janela de oportunidades pra poder estimular novos hábitos sustentáveis, fazer uma horta dentro de casa, um jardim, reaproveitar os seus alimentos e aproveitando para conviver com as nossas crianças, nossos filhos, ensinando até mesmo brincar com eles através das nossas redes sociais”, arremata.