NOTÍCIAS

| 06.06.11 - 18h27

Samu Recife é destaque em fórum que discutirá urgências de Pernambuco

Durante o evento, serão abordados os modos de gestão do serviço e sua articulação com outros órgãos

Por Larissa Correia

O secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, prestigiará a abertura do Fórum de Urgências de Pernambuco – O desafio do enfrentamento às urgências. Promovido nesta terça-feira (07), a partir das 8h, o evento é promovido pelo Governo do Estado em parceria com o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco – Cremepe. O encontro será no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519, Bongi).

O coordenador do Samu Metropolitano do Recife, Leonardo Gomes, será um dos palestrantes. A partir das 10h15, ele apresentará os desafios do Samu 192 nos 16 municípios regulados e na própria capital pernambucana. Um dos focos do debate estará nos modos de gestão do serviço e a interlocução com outros órgãos.

O fórum contará ainda com a participação de Iaracy Melo, médica do resgate aeromédico, serviço oferecido pelo Samu Recife graças a uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal – que disponibiliza o helicóptero usado na assistência. Ela falará sobre o transporte de pacientes críticos.

Das 8h às 18h, o evento discutirá assuntos como o sistema de urgência em Pernambuco, atendimento pré-hospitalar móvel, regulação médica e seus desafios e a organização da assistência nas unidades de atendimento às urgências. Outros temas da programação são atenção primária e conceito do sistema de urgência, organização da assistência por linhas de atenção, a experiência da porta de entrada referenciada e aspectos éticos relacionados à atividade médica no atendimento de urgências.