NOTÍCIAS

Cultura | 06.06.12 - 17h55

Escola Mário Melo Sensibiliza alunos sobre preservação do meio ambiente

A ação sensibiliza a comunidade escolar para preservação com teatro, exibição de curta-metragem e danças

Por Edgar Lima

Nesta quarta-feira (6), a Escola Municipal Mário Melo, no Bairro de Campo Grande, Zona Norte do Recife, promoveu uma série de atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Com a temática Sabendo usar, não vai faltar, educadores e educandos sensibilizaram a comunidade escolar para a preservação do meio ambiente, com enfoque no lixo, na redução de resíduos sólidos e na prevenção de doenças, melhorando a qualidade de vida.

Durante o evento foi apresentada uma dramatização sobre a coleta seletiva do lixo, reforçando os três erres - reduzir a quantidade de lixo; reutilizar as coisas antes de jogá-las fora; e reciclar,  permitindo uma diminuição na exploração dos recursos naturais. Também foi exibido o documentário Ilha das Flores, de Jorge Furtado, e apresentadas danças com temas ligados à sustentabilidade.

Para a gestora da Escola Mário Melo, Andreza Kione, a preocupação com o meio ambiente é constante. “Nós, que fazemos parte da escola, estamos trabalhando com os alunos durante todo o ano, para transformá-los em disseminadores de ideias sustentáveis na comunidade, alcançando nosso objetivo que é orientar a população escolar para o perigo da destruição do meio ambiente”.

As atividades produzidas na Escola Mário Melo compõem a política pedagógica da Rede Municipal de Ensino do Recife, que este ano tem o tema Luiz Gonzaga: Do Mangue ao Sertão: Homenagem aos 100 anos do Rei do Baião. A referência a Gonzagão tem o intuito de explorar a questão da sustentabilidade preconizada na obra do compositor.

“Não devemos desmatar nossas florestas, poluir os mares e os rios, pois se fizermos isso, o planeta vai morrer. Além disso, fico muito triste quando vejo as pessoas jogando lixo nas ruas da Cidade. Elas não lembram que esse lixo vai demorar anos para se decompor”, ressaltou o aluno Francisco Sebastião Camilo, de 10 anos, do 5º ano.