Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 06.06.18 - 13h56

Prefeitura do Recife anuncia Ciclo Junino 2018 com 100% de artistas da terra

O maior dos festejos nordestinos tomará conta da cidade, com concursos de quadrilhas infantis e adultas, procissões, caminhada e muito forró até o próximo dia 8 de julho

 

Confirmando uma de nossas mais autênticas vocações culturais, o mês de junho chega trazendo festa para os recifenses. Realizado pela Prefeitura do Recife, o Ciclo Junino 2018 contará com programação entre os próximos dias 12 de junho e 8 de julho, convidando a população a celebrar todos os ritmos característicos do mais nordestino dos festejos brasileiros. Em mais um ciclo cultural a Prefeitura do Recife garante a valorização da cultura popular e local, garantindo 100% da grade do São João do Recife para os artistas e manifestações da terra. 

Em 36 arraiais espalhados pela capital, o arrasta-pé está garantido, com mais de 739 artistas locais, entre bandas, grupos de coco, xaxado, ciranda, bacamarteiros, além de trios de forró pé-de-serra, que, sozinhos, fazem mais de 291 apresentações. A programação preparada pela Prefeitura do Recife contará ainda com concursos de quadrilhas, procissões e muito forró.

Maior arraial da cidade, o Sítio Trindade será todo celebração já a partir do dia 12 de junho, véspera do dia do casamenteiro Santo Antônio. Até o fim da festa, serão três os focos de animação: a Sala de Reboco, o Pavilhão das Quadrilhas e o palco principal. No parque que vira um pedacinho da roça no meio da capital, irão se apresentar as maiores atrações do São João 2018, como o homenageado da festa, Geraldinho Lins, além de Silvério Pessoa, Josildo Sá, Novinho da Paraíba, Genival Lacerda, Lia de Itamaracá, Glorinha do Coco, Adiel Luna, Petrúcio Amorim, Nádia Maia

Na programação deste ano, o balancê está garantido também para os pequenos recifenses, que contarão com programação especial no dia 23, das 17h às 20h, no Sítio Trindade. As tradições de matriz africana também têm espaço garantido nos festejos juninos do Sítio, que recebe, no dia 20, a 12ª Exposição Culinária Afro-Brasileira. A partir das 18h, serão servidas iguarias preparadas nos terreiros de candomblé, para reverenciar os orixás, numa saborosa celebração ao sincretismo religioso e cultural brasileiro.

Vai ter festa ainda em 9 arraiais de bairro montados pela Prefeitura do Recife no Bongi, em Brasília Teimosa, Campo Grande, Cordeiro, Ibura, Lagoa do Araçá, Totó, Vila Tamandaré e Parque Santana. Em vários bairros da cidade, 17 arraiais tradicionais terão apoio da Prefeitura do Recife, nos seguintes locais: UR-2 (Ibura), Córrego do Euclides, Iputinga (2), Campina do Barreto, Mangabeira, Chié, Morro da Conceição, Mustardinha, Casa Amarela, Cajueiro, Alto José Bonifácio, Várzea, Três Carneiros (Ibura), Madalena, Arruda e Alto José do Pinho.

No dia 23, véspera de São João, vai ter forró para todo lado. Além do Sítio Trindade, a festa toma conta do Pátio de São Pedro, dos nove arraiais de bairro e de vários arraiais tradicionais, espalhando animação por toda a cidade.

 

QUADRILHAS JUNINAS – O tradicional  e colorido espetáculo garantido pelos concursos de quadrilhas juninas já começa no dia 12 de junho, estreando a programação no Sítio Trindade. E é justamente lá, entre coloridos figurinos e ensaiadíssimas coreografias, que estarão as principais novidades da festa deste ano. Pela primeira vez, os quadrilheiros receberão subvenção, verba dedicada ao fortalecimento da cultura popular. Em duas parcelas, que serão pagas antes e depois do São João, serão distribuídos aproximadamente R$ 250 mil a grupos adultos e infantis selecionados em edital.

Outra novidade deste ano é que a mostra de quadrilhas infantis volta a ser concurso. Com os pequenos matutos e matutas também no páreo, a Prefeitura do Recife passará a distribuir R$ 106 mil nas competições adulta e infantil, preservando uma das mais coloridas e pulsantes tradições juninas do Nordeste. E para que o grandioso espetáculo seja visto pelo maior e mais diversificado público possível, as competições serão realizadas não somente no Sítio Trindade, mas também no Compaz Governador Eduardo Campos, localizado no Alto do Santa Terezinha.

CAMINHADA DO FORRÓ - No dia 14, os forrozeiros abrem oficialmente a festa na Caminhada do Forró. A partir das 17h, todas as sanfonas se concentram na Rua da Moeda para seguir em cortejo até a Praça do Arsenal, onde atrações como Petrúcio Amorim, Irah Caldeira e Josildo Sá se apresentam no palco montado pela Prefeitura do Recife. Uma novidade deste ano é que quem comanda a Forrovioca pelas ruas do bairro histórico é Pecinho Amorim.

PROCISSÕES - Para celebrar os santos juninos, a programação preparada pela Prefeitura do Recife vai caprichar também na liturgia. No dia 16, a Procissão dos Santos Juninos descerá do Morro da Conceição, arrastando centenas de fiéis e brincantes até o Sítio Trindade. Na madrugada do dia 23 para o dia 24, a comunidade de Areias desfila seu Acorda Povo da Vila das Lavadeiras, tradição junina que se confirma todo ano, desde 1940, a que a Prefeitura do Recife decidiu render uma homenagem neste São João. No dia 24, tem mais programação sagrada, com o Desfile das Bandeiras Juninas, no Bairro do Recife.

PARA TURISTAS – Para os turistas entrarem clima junino, o Recife mais Cultura, projeto da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, também vai garantir muito forró na Pracinha de Boa Viagem, nas quartas-feiras juninas (dias 13, 20 e 27), sempre a partir das 19h, com apresentações do Grupo Artístico Atos.  

SÃO PEDRO - No Pátio de São Pedro, vai ter programação também nos dias 29, para festejar o padroeiro daquele entorno, e 30, em homenagem a Xangô. No dia 29, São Pedro será festejado também pelos pescadores, com a concorrida procissão no bairro de Brasília Teimosa, que já soma mais de 50 anos de tradição. 

EU AMO MINHA RUA - O passeio na roça segue no dia 30, com as grandes festas preparadas pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer para os vencedores do concurso de decoração junina Eu Amo Minha Rua e com a beleza das quadrilhas no Sítio Trindade,  indefectível altar para os santos juninos na cidade.

MAIS QUADRILHAS – Último encontro dos recifenses com os quadrilheiros neste Ciclo Junino, a 2ª Mostra de Quadrilhas Juninas da UR-02 encerra a programação se São João promovida pela Prefeitura do Recife ou com apoio do poder municipal.

BAILE DOS NAMORADOS – A programação, que precisou ser adiada em função da crise dos combustíveis, já tem nova data. O Baile dos Namorados será realizado no próximo dia 20 de julho, no Arcádia Apipucos, com apresentações de Fala Mansa, Amigos Sertanejos, Trio Mala e Cuia e Orquestra Forrobodó, do Maestro Spok. Os ingressos estão disponíveis no site Ticket Folia e em quiosques nos shoppings Recife, Rio Mar e Guararapes. 

NA INTERNET ­- O São João também vai invadir a internet com todas as informações referentes à programação, dias e locais detalhados, serviços, dicas e toda agenda do Ciclo Junino na cidade. Além do portal da Prefeitura, outros canais oficiais disponibilizarão imagens, vídeos e notícias juninas: Facebook (@SaoJoaodoRecife), Twitter (@SaoJoaodoRecife) e Instagram (@SaoJoaodoRecife). O Twitter da CTTU (@CTTU_Recife) também trará informações e dicas sobre a mobilidade na cidade. O internauta que quiser participar da nossa cobertura, basta usar a hashtag #SaoJoaoRecife. 

 

SÃO JOÃO 2018

 

De 12 de junho a 8 de julho 

- 36 Arraiais3 arraiais centralizados (no Sítio Trindade, Praça do Arsenal e Pátio de São Pedro); 9 arraiais de bairro, no Bongi, em Brasília Teimosa, Campo Grande, Cordeiro, Ibura, Lagoa do Araçá, Totó, Vila Tamandaré e Parque Santana; 17 arraiais tradicionais, na UR-2 (Ibura), Córrego do Euclides, Iputinga (2), Campina do Barreto, Mangabeira, Chié, Morro da Conceição, Mustardinha, Casa Amarela, Cajueiro, Alto José Bonifácio, Várzea, Três Carneiros (Ibura), Madalena, Arruda e Alto José do Pinho; Recife Mais Cultura; Acorda Povo da Vila das Lavadeiras, em Areias; festejos no Compaz Governador Eduardo Campos; 3 arraiais do concurso Eu Amo Minha Rua; e 2ª Mostra de Quadrilhas Juninas da UR-02

- Principais atrações: Geraldinho Lins, Silvério Pessoa, Josildo Sá, Novinho da Paraíba, Genival Lacerda, Lia de Itamaracá, Glorinha do Coco, Adiel Luna, Petrúcio Amorim, Nádia Maia, entre outros. Preservando as tradições populares, haverá ainda mais de 290 apresentações de trios de forró pé-de-serra em toda a cidade

- Sítio Trindade: de 12 a 30 de junho, com apresentações de quadrilhas (dias 12, 13, 14 e 15, 19, 20, 21 e 22, 28, 29 e 30), trios pé-de-serra, Sala de Reboco e apresentações no palco principal (21, 22, 23 e 24, 29 e 30) 

- Arraial infantil: 23 de junho, no Sítio Trindade, das 17h às 20h

- 14ª Caminhada do Forró: 14 de junho

- Procissão dos Santos Juninos: 16 de junho

- Desfile das Bandeiras Juninas: 24 de junho 

- Festa de São Pedro em Brasília Teimosa: 29 de junho 

- Pátio de São Pedro: 22, 23, 29 e 30 de junho, com apresentações e Festa do Fogo

 

Homenageados 

Geraldinho Lins

Nascido em Serra Talhada, Sertão de Pernambuco, Geraldo Pereira Lins Filho descobriu a música cedo. Aos 13 anos, ganhou um violão da mãe e nunca mais parou de tocar. A paixão pelo forró veio mais tarde, quando morava em Caruaru com sua família. Foi na Capital do Forró que ele conheceu o Trio Nordestino e seu tradicional forró pé de serra, aprofundando-se nas raízes dos ritmos que embalariam sua carreira dali em diante. 

Ganhou a estrada e, com mais de 200 canções compostas, ganhou também fama e reconhecimento. Do xote ao baião, passando até pelo caboclinho e pelo frevo, todos os ritmos do Nordeste cabem no repertório de Geraldinho Lins. Mas é como forrozeiro que ele se reconhece. E é reconhecido em todo o Brasil e até fora dele. O músico já se apresentou França, Portugal, Alemanha e Inglaterra, além de ter cantado o Nordeste em várias partes do Brasil.  

Acorda Povo da Vila das Lavadeiras

É tradicionalmente na madrugada do dia 23, mais precisamente às 4h da manhã, que o cortejo do Acorda Povo da Vila das Lavadeiras, em Areias, ganha as ruas do bairro, perpetuando uma tradição junina iniciada nos idos de 1940, sob a aguerrida e festiva liderança de Dona Dida e Seu Antônio Marques de Almeida.

Com cânticos, louvações, danças e muita fé, a celebração devotada a São João e ao orixá Xangô é hoje conduzida por Dona Nenzinha de Xangô, filha dos fundadores da festa e também do orixá festejado. Um dos mais antigos da cidade, o Acorda Povo da Vila das Lavadeiras preserva e transmite, há muitas gerações, a essência primeira do ciclo junino, grandiosa celebração nordestina, misturando sagrado e profano, fé e festa.

 

Quadrilhas

34º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas

Para os quadrilheiros adultos, as eliminatórias serão realizadas nos dias 12, 13, 14 e 15 de junho, no Sítio Trindade, a partir das 20h, e nos dias 19, 20, 21 e 22 de junho, de novo no Sítio Trindade, a partir das 20h. A final será também no Sítio Trindade, nos dias 29 e 30 de junho, também a partir das 20h.

Ao todo, 42 quadrilhas participam da disputa. As doze finalistas receberão prêmios de classificação no valor de R$ 3 mil, cada. Na premiação final, as cinco vencedoras recebem, respectivamente: R$ 13 mil; R$ 9 mil; R$ 7 mil; R$ 6 mil; e R$ 5 mil. 

16º Concurso de Quadrilhas Juninas Infantis

A competição começa mais tarde para os quadrilheiros mirins. As eliminatórias serão nos dias 26 e 27 de junho, no Compaz Governador Eduardo Campos, localizado no Alto Santa Terezinha, a partir das 18h. A grande final do concurso será no dia 28 de junho, no Sítio Trindade, a partir das 18h.

Dez quadrilhas participam do concurso, que volta a ser competitivo este ano. As seis finalistas receberão o prêmio de R$ 3 mil, por sua participação. E os três primeiros lugares receberão ainda premiações no valor de R$ 5 mil, R$ 4 mil e R$ 3 mil, respectivamente. 

 

Eu Amo Minha Rua

O concurso de decoração junina Eu Amo Minha Rua, que já virou tradição na cidade, convida os recifenses dos mais diferentes bairros a celebrarem com sua comunidade a festa mais nordestina do calendário, cultivando a antiga tradição de enfeitar suas ruas e casas. No dia 30 de junho, o primeiro colocado vai ganhar um arraial completo, estrelado por Geraldinho Lins e Josildo Sá, com quatro horas de duração. O segundo e o terceiro colocados serão premiados com um arraial no mesmo dia, animados por trios pé de serra e outras atrações, como Patrícia Cruz. As inscrições poderão ser feitas no site do concurso (https://www.euamominharua.com.br/) até o dia 18 de junho. As vencedoras serão selecionadas por júri popular.

ASSUNTOS: