NOTÍCIAS

| 06.07.11 - 12h39

9ª Mostra Brasileira de Dança tem início neste domingo

Na estreia do evento, o Maracatu Piabinha de Ouro, de Olinda e a Cia dos Pés, de São Paulo, fazem as honras da casa

Com o objetivo de divulgar as mais variadas vertentes da dança para a população recifense, tem início – a partir do próximo domingo (10) - a 9ª Mostra Brasileira de Dança (MBD), evento que conta com o patrocínio da Prefeitura do Recife (PCR). Para a estreia, o Maracatu Piabinha de Ouro, de Olinda, e a Cia dos Pés, de São Paulo, fazem as honras da casa. No decorrer da Mostra, que segue até o próximo dia 17, as apresentações acontecerão nos Teatros de Santa Isabel, Parque Dona Lindu (Teatro Luiz Mendonça e galeria Janete Costa), Barreto Júnior, além de diversos espaços da Cidade como o Marco Zero, Torre Malakoff, Pátio do Carmo, Praça da República, Parque 13 de Maio, entre outros.  

Contando com uma programação variada, os espetáculos serão gratuitos ou terão ingressos populares, variando entre R$ 7,50 (crianças, estudantes, professores e maiores de 60 anos) e R$ 15. Mais de 30 atrações, provenientes da diversos estados brasileiros e até da Europa, se apresentarão. Além de Pernambuco, grupos da Paraíba, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Portugal, levarão ao público todos os estilos da dança, em espetáculos completos ou coreografias isoladas.

Diversificação - O evento também tem o foco voltado para a formação de coreógrafos e bailarinos, com 12 oficinas de iniciação e de aperfeiçoamento, contando com professores locais e de Minas Gerais, Goiás, Ceará, Suíça e Portugal. Para tanto, serão promovidas palestras, debates, instalação fotográfica, exibição de vídeos, lançamento de livros e uma exposição comemorativa aos 30 anos de carreira do ator, bailarino e coreógrafo pernambucano, Black Escobar. 

Estreia - A concentração será a partir das 18h, no Marco Zero, Bairro do Recife, onde se apresentará o Maracatu Piabinha de Ouro, de Olinda, sob direção artística de Manoelzinho Salustiano. Na ocasião, 75 crianças e adolescentes, de 4 a 16 anos, seguirão com o cortejo popular pelas ruas do Recife Antigo, finalizando em frente à Torre Malakoff. Lá, a partir das 19h, acontecerá o espetáculo Casca de Nós, da Cia dos Pés, de São José do Rio Preto (SP), com bailarinas dançando - literalmente - na vertical, nas paredes daquele edifício histórico. Ambas apresentações são gratuitas.  

A MBD é realizada pelo Centro de Diversidade Cultural Teatro Armazém, com patrocínio da Prefeitura do Recife, Caixa Econômica Federal, Correios e Governo Federal.

ASSUNTOS: