NOTÍCIAS

Educação | 06.07.15 - 10h48

Boa vista e Brejo da Guabiraba recebem mutirão de cidadania do Juntos pela Educação

img_alt

Alunos, pais, professores e moradores dos bairros ao redor das escolas tiveram uma manhã repleta de atividades recreativas e serviços de saúde. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Os moradores dos bairros da Boa Vista e Brejo da Guabiraba receberam, neste sábado (04), um mutirão de cidadania através das ações do Programa Juntos pela Educação, da Prefeitura do Recife, que tem o objetivo de integrar comunidade, estudantes, profissionais da educação, voluntários e empresários locais. Apesar das fortes chuvas, a manhã foi repleta de atividades recreativas e serviços de saúde nas Escolas Municipais Pedro Augusto, na Boa Vista, e São Cristóvão, no Brejo da Guabiraba. Houve apresentações musicais e teatrais feitas pelos alunos; recreação, pintura, contação de histórias, brinquedos infláveis e exibição de filmes infantis para as crianças, além de serviços médicos, odontológicos e de beleza para alunos, pais, professores e demais moradores dos bairros.

Estudante do 9° ano da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) Pedro Augusto, Taylor Felipe Guedes, 14 anos, era um dos mais animados da roda de dança de rua. "Eu também apresentei o que aprendi nas aulas de robótica. Eu e mais seis colegas programamos três robôs para que eles andem, passem por obstáculos e capturem uma latinha", explicou Taylor. Já Odair Souza foi acompanhar a filha, que é aluna da Pedro Augusto. “Estudei nesta mesma escola há mais de 20 anos e vejo o quanto a unidade de ensino avançou. Na minha época a quadra não era coberta, as salas não tinham ar-condicionado e as aulas não eram em horário integral. E também é muito bom ver que a Pedro Augusto agora não é só um espaço pra aulas, mas também pra atividades de lazer”. 

A dona de casa Luciene Santos, 46 anos, soube do evento através do filho, que é aluno da São Cristóvão. Enquanto os dois filhos brincavam de basquete, barra bandeira, pega e pula corda, ela aproveitou a oportunidade para marcar consulta oftalmológica e pegar as lâmpadas doadas pela Celpe. “Mesmo na chuva, aproveitei para vir porque acho ótimo a escola ter eventos como esse. É bom para toda a comunidade, que pode resolver várias coisas no mesmo dia e perto de casa”, disse Luciene.

A PCR e as instituições parceiras ofereceram diversos serviços à população. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife fez inclusão, atualização e recadastramento no programa Bolsa Família, enquanto a Secretaria Municipal de Saúde ofereceu mamografia, atendimento odontológico, avaliação física, aferição de pressão arterial e glicemia, vacinação contra gripe, HPV e paralisia infantil; teste rápido de HIV e distribuição de preservativos, além de orientações sobre a dengue. Já através da equipe da Secretaria de Defesa Social (SDS), os moradores puderam tirar carteira de identidade.

O Juntos pela Educação é realizado com o apoio de voluntários das comunidades e estabelecimentos locais. Uma das voluntárias da Escola São Cristóvão foi a ex-aluna Daniele Ramos, 14 anos. “Estudei aqui até o ano passado, do 6º ao 9º ano. A diretora me chamou pra ajudar e eu vim com toda boa vontade porque gosto muito dessa escola e acho importante ter esse tipo de ação. Morro de saudade daqui. Estou ajudando a pintar as unhas das mulheres na sala da beleza e também estou entregando os lanches”, contou Daniele. 

O coordenador do Juntos pela Educação, Fábio Silva, comemorou a chegada do programa a 18ª e 19ª unidades de ensino da rede municipal. “Hoje o Juntos pela Educação é um clamor da comunidade. As famílias dos alunos passaram a conhecer mais as escolas, os gestores e os professores. O programa trouxe os pais ou responsáveis pelos alunos para perto da escola. Pelo que escuto da opinião dos pais, professores e diretores, esse é um modelo que deve ser expandido para todo o Brasil”, opina Fábio. 

O secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, explicou que as atividades acontecem mensalmente em duas das 36 escolas que oferecem turmas de Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).  A iniciativa apoia-se em quatro eixos: valorização e apropriação das escolas pelas famílias dos estudantes e comunidades em que estão inseridas; engajamento de empresários e voluntários; apoio às famílias e motivação de alunos, professores e gestores da rede municipal.  “Apesar da chuva, o Juntos pela Educação foi um sucesso. A comunidade participou da programação e as escolas se organizaram para receber bem os moradores. É uma ação de extrema importância porque traz a comunidade para dentro da escola. É com a ajuda da população que a escola vai melhorar”, avalia o secretário.