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Educação | 06.07.16 - 18h38

Coordenadores participam de formação com brincantes do grupo Palavra Cantada

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Objetivo do encontro foi estimular a educação musical nas escolas da rede, através de brincadeiras e conteúdos pedagógicos (Foto: Lu Streithorst/PCR)

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, encerrou nesta quarta-feira (6), na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, na Madalena, o 1º Encontro Formativo Brincantes da rede municipal de ensino. Durante três dias, cerca de 100 coordenadores pedagógicos que atuam na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental participaram de oficinas sobre atividades lúdicas e recreativas ministradas pela dupla de arte-educadores do projeto Brincadeirinhas Musicais da Palavra Cantada, Henrique Barros e Berenice Almeida.

De acordo com a coordenadora do projeto no Recife, Fabiana Barbosa, o objetivo principal do evento foi estimular a educação musical nas escolas da rede, através de brincadeiras e conteúdos pedagógico-musicais, de forma interdisciplinar. Já Henrique Barros lembrou que aquele era o primeiro encontro formativo do ano com a participação dos brincantes do Palavra Cantada. "O que repassamos aqui nesses três dias faz parte dos kits do projeto, adquiridos pela PCR para alunos e professores, o que inclui livros, CDs e DVDs", explicou.

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Maestro Nelson Ferreira, no Ibura, Teodora do Nascimento, disse que aulas mais dinâmicas, com músicas e brincadeiras, tornam o ensino mais atraente, motivando alunos e educadores. "Encontros como este nos dão mais subsídios pedagógicos e mais condições de trabalhar, melhorando o aprendizado. Gostei muito de participar", revelou.

PROJETO - Desde o segundo semestre de 2015, o projeto Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada é desenvolvido em 271 escolas e creches-escolas da PCR, contemplando mais de 60 mil alunos do grupo 2 da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. O objetivo principal é introduzir a educação musical nas escolas através de brincadeiras e conteúdos pedagógico-musicais, de forma interdisciplinar.