Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 06.07.16 - 19h41

Formandas do Pronatec Mulheres Mil recebem certificado de conclusão

img_alt

Cerimônia aconteceu no Salão Nobre da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e contou com a presença de 59 formandas de quatro cursos profissionalizantes, além de familiares e representantes da Prefeitura do Recife, Pronatec e UFRPE. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Ao todo, 59 mulheres receberam seus certificados de conclusão dos cursos profissionalizantes do Pronatec Mulheres Mil. Uma parceria entre a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), e o Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai), vinculada à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), tornou possível a formação dessas mulheres nos cursos de Agente de Gestão de Resíduos Sólidos, Organizador de Eventos, Encadernador Gráfico e Agente de Informações Turísticas.

A entrega dos certificados foi feita no Salão Nobre da UFRPE, com a presença das secretárias da SDSDH e Mulher, Ana Rita Suassuna e Elizabete Godinho, do vice-reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, além Michel Saturnino, da diretoria do Codai, e professoras representantes do Pronatec. 

A SDSDH, através da Secretaria Executiva de Assistência Social, aderiu ao Programa Nacional de Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS), que tem como objetivo de viabilizar a promoção do protagonismo da população em situação de vulnerabilidade e risco social a mediação do acesso ao mercado de trabalho. Uma das principais ações do ACESSUAS Trabalho é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), que tem como principal objetivo ofertar cursos gratuitos de qualificação profissional. 

Na assistência social o público alvo são pessoas em situação de vulnerabilidade social que estejam inscritas ou em processo de inclusão no CadÚnico. Para a secretária Ana Rita Suassuna, uma das coisas mais importantes é o empoderamento enquanto mulher, cidadã, e diminuir a desigualdade de gênero. "As pessoas se empoderam através do ensino, da qualificação e nosso compromisso é lutar por uma sociedade mais justa", explicou.

A secretária da Mulher do Recife, Elizabete Godinho, falou sobre a importância das mulheres buscarem seus espaços e se colocar em condição de igualdade através da conquista da autonomia e do fortalecimento sócio-econômico. "O empoderamento das mulheres passa pelo reconhecimento de seus direitos".

O vice-reitor, Marcelo Carneiro Leão, defendeu o interesse da gestão à frente da UFRPE, como sendo oportunizar para transformar as pessoas em situação de vulnerabilidade social, cotistas, alunos de escolas públicas, e agradeceu as parcerias que tornaram possíveis a inclusão das Mulheres Mil. "Se quisermos transformar a sociedade precisamos de mais ações afirmativas como essa, seja de gênero, racial ou social. A UFRPE tem gratidão por participar desse processo", pontuou.