NOTÍCIAS

Turismo | 06.08.15 - 14h47

Olha! Recife estreia roteiros de ônibus dedicados à literatura

Primeiro passeio literário será dedicado ao poeta Ascenso Ferreira, folclorista pernambucano cuja obra é considerada um dos marcos do modernismo brasileiro

Nos roteiros do Olha!Recife dessa semana, a literatura apresenta seus cartões-postais. O passeio de ônibus, realizado no sábado, será dedicado ao legado deixado por Ascenso Ferreira, folclorista, abolicionista e boêmio incorrigível, cuja obra é considerada um dos marcos do modernismo brasileiro. O poeta e seu indefectível chapéu de palha marcam a estreia de uma série de roteiros literários mensais, dedicados a poetas e expressivos escritores pernambucanos, uma realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, em parceria com a Academia Pernambucana de Letras.

O passeio sai da Praça do Arsenal, às 14h do sábado (8). Começa com uma pequena caminhada pelo Recife Antigo, para relembrar trechos de poemas que fazem referência ao bairro, com uma visita à estátua do poeta, na frente do Paço Alfândega. Explorando um de seus mais famosos poemas, “O trem de Alagoas”, haverá uma visita o Museu do Trem. Em seguida, o ônibus seguirá para a Academia Pernambucana de Letras, onde acontece uma leitura dramática de alguns de seus textos. A encenação será aberta ao público, a partir das 16h. Quem não conseguir se inscrever no passeio, pode conferir o espetáculo, a partir das 16h, na APL. A entrada é gratuita.

Também no sábado, o passeio de catamarã começa às 18h, contemplando o colorido final de tarde recifense e as paisagens acesas das principais pontes e ilhas do Centro. A saída será do Cais das Cinco Pontas, Bairro de São José.

No domingo (9), o Olha! Recife Pedalando será dedicado ao pintor, escultor e ceramista pernambucano, Francisco Brennand, que tem obras espalhadas por toda a cidade. No roteiro estão: as obras do Parque de Esculturas; o mural Batalha do Riachuelo, na Avenida Cruz Cabugá; o mural Mandala, da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco; o painel Grande Floral, na loja Eletro Shopping, às margens do Capibaribe; o mural em homenagem a Pelé, na Federação Pernambucana de Futebol; e o mural Florais, na Rua Oliveira Lima. O passeio sai às 9h, da Praça do Arsenal.

Também no domingo, no mesmo horário, o Olha! Recife a Pé levará os inscritos para conhecer os arredores do mais antigo parque do Recife, o 13 de Maio, passando ainda pela Rua da Aurora e João Lira, pela Biblioteca Pública Estadual, Perfect Liberty, Hospital do Exército e Faculdade de Direito.

Para participar de qualquer um dos roteiros, os interessados devem fazer a inscrição no site www.olharecife.com.br nesta sexta-feira (7), a partir das 9h. Os passeios são gratuitos. Mas os inscritos devem levar um quilo de alimento não perecível para ser doado a instituições de caridade.


Serviço

Olha! Recife de Ônibus
Tema: Circuito Literário – Ascenso Ferreira
Quando: Sábado (8), às 14h
Saída: Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo

Olha! Recife no Rio
Tema: Rio Capibaribe e suas Pontes
Quando: Sábado (8), às 18h
Saída: Catamaran Tours, Bairro de São José

Olha! Recife Pedalando
Tema: Murais e Esculturas de Francisco Brennand
Quando: Domingo (9), às 9h
Saída: Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo

Olha! Recife a Pé
Tema: Parque 13 de Maio e Arredores
Quando: Domingo (9), às 9h
Saída: Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo