NOTÍCIAS

| 06.08.21 - 12h46

Procon Recife realiza fiscalização em instituições de ensino técnico

Ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional

 

Após receber denúncias de promessas de emprego oferecidas por  instituições de ensino técnico para enganar estudantes que sonham com uma formação educacional, o Procon Recife, em parceria com a Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional, realizou na última  quinta-feira (05) uma fiscalização, em  instituições de ensino técnico localizadas na capital pernambucana. O Procon Recife autuou uma instituição de ensino técnico, no bairro da Boa Vista, após constatar irregularidades. A instituição realizava captação indevida de clientes, prometendo empregabilidade ao aluno que realizasse qualquer curso na instituição. O estabelecimento tem  um prazo de dez dias para apresentar defesa e, caso contrário, será multado.

Pablo Bismack, secretário-executivo do Procon Recife, cita o Código de Defesa do Consumidor  que proíbe toda publicidade enganosa e falsa promessa. "O órgão de proteção municipal após receber diversas denúncias programou essa fiscalização e o estudante do Recife que se sentir lesado pode recorrer ao Procon Recife, onde vai encontrar apoio para fazer sua denúncia ", garante Bismack.

Adriana Rocha, secretária de Trabalho e Qualificação Profissional, ressalta  que o Prouni Recife tem o objetivo de democratizar o ensino superior e gerar, a partir da qualificação, novas oportunidades aos nossos jovens.  "O Procon-Recife recebeu denúncias sobre o desserviço que algumas instituições de ensino técnico estão fazendo ao enganar estudantes que sonham com uma formação educacional melhor. O papel da nossa Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional nessa ação, em parceria com o órgão municipal de defesa do consumidor, tem caráter educativo. Através de campanhas, vamos reforçar a divulgação de informações sobre como participar do Programa  Universidade para Todos e esclarecer como funcionam os serviços das nossas agências de emprego. Dessa forma, evitamos que mais pessoas sejam alvo de propagandas enganosas,"enfatiza Adriana Rocha.