NOTÍCIAS

| 06.09.14 - 07h17

A plenária do Recife Participa com o tema saúde lotou escola no Pina

[caption id="attachment_48517" align="alignleft" width="680"] Esta foi a última plenária com o tema Saúde da primeira rodada de discussões com a população. (Foto: Lú Streithorst/PCR)[/caption]

O Recife Participa realizado na noite de ontem, quinta-feira (4) na microrregião 6.1, lotou a Escola Municipal Oswaldo Lima Filho. Esta foi a última plenária com o tema Saúde da primeira rodada de discussões com a população, que promoveu 18 fóruns microrregionais realizados pela Prefeitura do Recife. Saúde foi o tema escolhido em seis encontros com a população sendo discutido com as comunidades dos bairros da Bomba do Hemetério, Torrões, Macaxeira, Afogados, Santo Amaro e Pina.

O Secretário de Saúde, Jailson Correia, reforçou a importância da ampliação do canal de comunicação junto à comunidade. E ainda destacou a inauguração da Upinha 24h Drª Fernanda Wanderley, situada na Linha do Tiro, somando a outras duas com um padrão de qualidade pioneiro do país, sendo os equipamentos um marco desta gestão.

Jailson também destacou a divisão do Distrito Sanitário VI com a criação do Distrito Sanitário VIII. “Agora a gestão estará mais próxima da comunidade, contando também com o coordenador de área, nova função que passa a fazer parte do quadro da Secretaria”, afirmou secretário. Além disso, ele destacou também o trabalho que vem sendo feito pela nova Secretaria-Executiva de Regulação para a melhoria e rapidez na marcação das consultas para os especialistas. “É importante lembrar que a Secretaria tem feito mutirões de pequenas cirurgias nos finais de semana, para dar andamento às filas de espera por pequenos procedimentos”, destacou.

A gerente do Distrito Sanitário VI, Silvana Moreira, realizou uma apresentação, citando as obras em andamento e expondo os diversos compromissos da gestão, tais como; o Hospital da Mulher, a construção de uma UPA-E e de duas Upinhas 24h que serão construídas nos bairros do Pina e na Imbiribeira. A gerente também salientou que os polos das Academias da Cidade estarão passando por requalificação até 2015. “ A proposta é trabalhar sempre para melhorar a oferta de serviços e a nossa obrigação é oferecer uma assistência de qualidade contínua à população”, afirmou Silvana.

A moradora de Brasilia Teimosa, Elides Queiroz, agradeceu ao secretário pela reforma da USF Van Leer, e pediu mais controle nos horários de funcionamento da unidade. “Acho que precisa somente de alguns ajustes”, falou.

O secretário reconheceu que ainda há falta de profissionais na área de saúde e informou que convocou no último ano mais de um mil profissionais foram convocados, entre eles mais de 300 médicos. “Este é um problema nacional que estamos tentando resolver”, falou, acrescentando que um novo concurso público para ampliar esse número será realizado