Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 06.09.17 - 18h45

Oficina sobre mulher na roda de capoeira marca último dia de programação da Semana Municipal da Capoeira

img_alt

Os alunos da Escola Municipal Papa João XXIII, no Engenho do Meio, se divertiram jogando capoeira e ainda aprenderam sobre a importância do respeito e da inclusão. (Foto: Cortesia)

 

Uma grande roda de capoeira reuniu, nesta quarta-feira (6), os alunos da Escola Municipal Papa João XXIII, no bairro do Engenho do Meio. Monitores de cinco grupos de capoeira diferentes ministraram a oficina "Mulher na roda de capoeira", que fez parte da programação da 4ª Semana Municipal da Capoeira, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, juntamente com o Fórum Municipal Permanente de Políticas Públicas para Capoeira. Crianças com idades entre 4 e 10 anos se divertiram jogando capoeira e ainda aprenderam sobre a importância do respeito e da inclusão.

"É importante trazer a cultura de origem africana para a escola. Os alunos precisam desse tipo de atividade para quebrar os preconceitos. A capoeira também pode ajudar na socialização e no desenvolvimento dos estudantes", avaliou Elisabeth Martins, professora do 2º ano da Escola Papa João XXIII.

Adilma, mais conhecida como Monitora Rebelde, disse que a oficina foi além do planejado por ela e os demais monitores de capoeira. "A gente sabe que a capoeira traz ensinamentos de educação, respeito e diversos outros valores importantes, além de carregar parte da nossa cultura. Vemos muito preconceito de gênero e idade em alguns grupos, por isso queremos dizer que a roda de capoeira é um espaço pra todos; é um lugar de convivência, de diversidade", defendeu Adilma.

A aluna Janne, 10 anos, do 4º ano, conta que, há um ano, começou a jogar capoeira numa roda que tem mais meninas que meninos. “Hoje aprendi que qualquer pessoa pode jogar capoeira e achei muito bom ter uma roda de capoeira na minha escola, para jogar com os meus amigos", disse a aluna.

SEMANA – Com uma programação repleta de rodas de capoeira, campeonatos e palestras, a 4ª Semana Municipal da Capoeira começou no último dia 1º e se encerra nesta quarta. O objetivo da ação organizada pela Gerência de Igualdade Racial da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife é promover atividades que visem valorizar, visibilizar e refletir criticamente sobre a capoeira em todas as modalidades em que ela se manifesta, seja como esporte, luta, dança ou música.