NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 06.09.17 - 12h42

Prefeitura da Cidade do Recife realiza I Seminário sobre a Preservação do Patrimônio Cultural

A iniciativa reunirá diversos nomes que são referência na área. O primeiro dia do encontro contará também com a abertura de exposição fotográfica em celebração à lei municipal dos Imóveis Especiais de Preservação. Aberto ao público em geral, as inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas a partir de hoje (06).

 

Mais notícias sobre o I Seminário sobre a Preservação do Patrimônio Cultural do Recife

 

A relação que as pessoas têm com o cotidiano da cidade, os elementos que compõem a sua identidade, o equilíbrio entre o ambiente já consolidado e a chegada do novo. A cidade é um organismo vivo e em constante movimento. Com esse olhar, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano (SEPLAN), se propõe a discutir, de maneira mais aprofundada, a importância que o patrimônio histórico e cultural tem para a cidade dentro do I Seminário sobre a Preservação do Patrimônio Cultural no Recife. Aberto ao público em geral gratuitamente, as inscrições já podem ser feitas de hoje (06) até o dia 17/09. O seminário acontecerá nos dias 20 e 21/09, é coordenado pela Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC), diretoria ligado à SEPLAN, e será realizado no Museu da Cidade (Forte das Cinco Pontas).

Serão disponibilizadas 100 vagas para os dois dias de seminário e para se inscrever basta enviar email para seminariodopatrimoniorec@gmail.com. A programação contará com palestras sobre temas atuais relacionados à preservação do patrimônio cultural. Na programação estão debates sobre o Histórico da Preservação no Recife; Políticas Públicas e Gestão da Conservação; Instrumentos Urbanísticos e Conservação Integrada; Paisagem Cultural e Patrimônio Imaterial. Tudo isso trazido por nomes que são referência da arquitetura e urbanismo, tanto na cidade quando no Brasil. Faz parte também da programação do seminário a exposição Imóveis Especiais de Preservação 20 anos, em celebração pelos 20 anos da lei municipal dos Imóveis Especiais de Preservação (IEP).

A proposta é debater sobre qualidade urbana com foco nos mecanismos de preservação do patrimônio histórico e cultural. Balizar a discussão a partir de conceitos atualizados sobre arquitetura e urbanismo é o objetivo desse primeiro movimento feito pela DPPC junto à população. O evento contará com palestras de Amélia Reynaldo (UNICAP) e Silvio Zancheti (UFPE), e ainda Hermano Fabrício Queiroz (IPHAN/DF); Leonardo Barci Castriota (UFMG); Maria da Conceição Guimaraens (UFRJ); Nivaldo de Andrade (UFBA); Sônia Rabello (UERJ - Lincoln Institute of Land Policy); Vanessa Gayego (FAU PUCC-Campinas); Daniel Gaio (UFMG) e Fernando Carrión (FLACSO-Ecuador).

O seminário aponta para o início de uma discussão que já foi iniciada dentro da DPCC: a revisão do Plano de Preservação dos Sítios Históricos, previsto de ser realizado em 2019. “Iniciamos com o seminário uma série de debates junto à sociedade, entidades e instituições sobre a revisão do nosso Plano de Preservação dos Sítios Históricos. A oportunidade é perfeita para atualizar a discussão sobre o tema e sobre a qualidade de cidade que buscamos. Esses debates somam forças junto às discussões sobre a revisão do Plano Diretor e a regulamentação de normativas urbanísticas necessárias à proteção das zonas e imóveis especiais de preservação, por exemplo”, explica Lorena Veloso, gerente geral da DPPC.

Exposição – Eles podem ser modernistas, contemporâneos, neoclássicos, chalés, prédios, casarões, sobrados. Os estilos são diversos, assim como as tipologias e juntas essas edificações formam um conjunto arquitetônico essencial para a história do Recife. Neste mês de setembro a lei que regulamenta os Imóveis Especiais de Preservação (IEP) completa 20 anos.

Em celebração à Lei dos IEP (16.284/1997), a Prefeitura do Recife, em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), realizará a exposição fotográfica Imóveis Especiais de Preservação 20 anos. A iniciativa é promovida pela Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC/Secretaria de Planejamento Urbano) e será executada pelos alunos do curso de Fotografia da UNICAP. A abertura da exposição será no dia 20 de setembro, às 19h, no Museu do Recife (Forte das Cinco Pontas). Para o trabalho, a DPPC relacionou 30 IEP espalhados pela cidade. Com a relação em mãos, cada aluno submeterá à coordenação do curso três fotos para seleção que farão parte da exposição.

A fotógrafa Aurelina Moura será a homenageada da exposição. Servidora pública da Prefeitura do Recife, Aurelina começou a fotografar em 1982, quando já fazia parte do quadro de funcionários da URB. No alvo das lentes de Aurelina a arquitetura do Recife. Ao longo desse tempo, a fotógrafa registrou dezenas de imóveis e hoje a URB conta com acervo fotográfico que ajuda a conta a história da cidade. 

 

Para mais informações: 3355-6290 ou 3355-6291 

 

PROGRAMAÇÃO

 

20/09

Mesa 01: Histórico da Preservação no Recife

8:30 – 10:30

Apresentação

Lorena Correia Veloso (DPPC/PCR)

Antônio Alexandre (SEPLAN/PCR)

Palestrantes

Comentários sobre a trajetória da preservação cultural no Recife

Amélia Reynaldo (UNICAP)

Silvio Zancheti (UFPE)

 

Mesa 02: Políticas Públicas e Gestão da Conservação

11:00 – 13:15

Apresentação

Maria Cecília Vargas (DPPC/PCR)

Palestras

A cidade Iphaniana

Maria da Conceição Guimaraens (UFRJ)

 

Projetos arquitetônicos no patrimônio edificado: diretrizes para intervenções

Nivaldo de Andrade (UFBA)

 

 

Mesa 03: Instrumentos Urbanísticos e Conservação Integrada

14:30 – 16:45

Apresentação

Marília Dantas (DPPC/PCR)

Palestras

Reconstrução de edificações preservadas como forma de ressarcimento pelos danos causados ao meio ambiente cultural: afronta à teoria da conservação?

Leonardo Barci Castriota (UFMG)

 

O papel dos instrumentos urbanísticos na preservação do patrimônio cultural

Sônia Rabello (UERJ - Lincoln Institute of Land Policy)

 

Mesa 04: Paisagem Cultural e Patrimônio Imaterial

16:45 – 19:00

Apresentação

Dirceu Marroquim (DPPC/PCR)

 

Palestras

Diversidade Cultural, Patrimônio e Cidade: a integração das dimensões material e imaterial nos sítios históricos

Hermano Fabrício (IPHAN-DF)

 

Gestão Sustentável da Paisagem Cultural em áreas de sítios históricos

Vanessa Gayego (FAU PUCC-Campinas)

 

 

21/09

Mesa 05: Licenciamento Urbanístico e Patrimônio Cultural

09:00 – 12:00

Apresentação

Larissa Menezes (DPPC/PCR)

 

Palestras

Políticas habitacionais em áreas centrais: o papel dos instrumentos urbanísticos

Daniel Gaio (UFMG)

 

Centralidad histórica: una realidad en permanente mutación

Fernando Carrión (FLACSO-Ecuador)