NOTÍCIAS

| 06.09.21 - 10h10

Recife é a primeira capital do Brasil a ter contato oficial, direto e seguro com a população via WhatsApp

Com uma conta verificada, a Prefeitura do Recife é a primeira a formalizar parceria com o aplicativo de mensagens. Inicialmente, o serviço será focado no combate à pandemia de covid-19. Prefeito João Campos fez o anúncio na manhã desta segunda-feira (6)

 

Recife é a primeira capital brasileira a firmar parceria com o aplicativo de troca de mensagens mais usado do país: o WhatsApp. Com uma conta oficial que pode ser acessada pelo número +55 81 9117-1407, ou pelo link https://wa.me/558191171407, a Prefeitura do Recife passa a oferecer atendimento on-line para a população com o objetivo de facilitar o acesso às informações oficiais sobre as vacinas, a campanha de vacinação no município e as orientações para exames de Covid-19. O canal ainda permitirá a realização de tele-orientações sobre dúvidas médicas relacionadas à pandemia. O prefeito do Recife João Campos anunciou a novidade na manhã desta segunda-feira (6).

“A gente firma mais uma parceria importante e pioneira para o Recife, que se torna a primeira capital do Brasil a ter um número oficial de Whatsapp. Nós firmamos essa parceria com o Whatsapp para garantir que a comunicação da Prefeitura seja ainda mais ágil e eficiente com o cidadão. E de maneira imediata a gente vai abordar um tema que é urgente, o tema da vacinação”, disse o gestor municipal. “A gente vai entrar em contato com todas as pessoas que estão com a segunda dose atrasada através desse contato oficial para a gente poder garantir o agendamento. Nós também vamos garantir que a gente possa tirar dúvidas sobre a vacinação. E o passo seguinte vai ser a gente ampliar esse escopo e, além da vacinação, colocar os demais serviços da Prefeitura também na plataforma do Whattsapp. Então firmando parcerias, dialogando com a iniciativa privada e buscando sempre melhorar a vida do recifense, esse é o caminho que vai fazer o Recife estar sempre na frente”, detalhou ele ainda.

Chamada de SUSI (SUS Inteligente), a assistente virtual da Prefeitura no aplicativo terá como primeiro foco o combate à pandemia e, no futuro, o objetivo é ampliar o número de serviços prestados dentro da plataforma. A conta certificada pelo WhatsApp garante ao usuário a certeza de que ele está interagindo com o interlocutor certo e que as informações ali repassadas são seguras e confiáveis. 

A parceria ratifica o processo de transformação digital que está acontecendo dentro do Executivo Municipal. A articulação junto ao WhatsApp foi coordenada pela equipe da Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital e conta com o apoio da empresa Infobip, provedora oficial de soluções para o WhatsApp Business, utilizando a  Interface de Programação de Aplicativo (API) do App.

“Estabelecer parcerias como a que estamos celebrando hoje com o WhatsApp é fundamental para a modernização da máquina pública, tornando ela mais ágil dentro de um ambiente seguro e confiável para a população. É na união de forças, competências e saberes que damos mais um passo importante na direção da cidadania digital. E não poderia ser diferente: vamos iniciar esse trabalho usando essa ferramenta digital no combate e controle da covid-19”, pontua o prefeito João Campos. 

“É um grande prazer para o WhatsApp trabalhar junto com o Prefeito João Campos e sua equipe para levar aos cidadãos serviços fundamentais para combater a pandemia, tudo com muita simplicidade e ampla facilidade de acesso. A satisfação é redobrada, pois o WhatsApp reconhece a força e a importância de Recife como um dos principais polos de inovação e tecnologia do país. Além disso, o canal oficial de WhatsApp da Prefeitura de Recife reforça o compromisso da empresa em conectar os seus usuários a fontes de informação confiáveis dentro do aplicativo'', afirma Dario Durigan, Head de Políticas Públicas do WhatsApp no Brasil. 

O objetivo da parceria é estreitar a relação com o cidadão fortalecendo os conceitos de confiabilidade, segurança, rapidez e transparência na oferta de serviços de maneira autônoma. O uso da tecnologia, que vem modificando a maneira como as pessoas consomem serviços e informações também vem transformando o relacionamento das instituições públicas com a população e impulsionando a cidadania digital. Nesse sentido, algumas experiências já vinham sendo realizadas, como o sistema Atende em Casa, criado pela Prefeitura do Recife e que foi adotado pelo Governo do Estado, dando suporte às equipes de saúde envolvidas no combate e tratamento da covid-19. Com o uso da plataforma de troca de mensagens, a gestão dá mais um importante passo na prestação de serviços e na promoção da cidadania digital. 

Recife segue avançando na vacinação contra a covid-19 e na testagem em massa da população, e nesse momento, a informação continua sendo uma importante aliada no combate e na prevenção. Iniciado no plano global a partir da parceria com a Organização Mundial da Saúde, o WhatsApp vem ampliando seu programa de resposta à covid-19. Para isso, tem estabelecido parcerias estratégicas de interesse público com autoridades de saúde e entidades governamentais para levar com agilidade e simplicidade informação e serviço de qualidade às pessoas.