NOTÍCIAS

Cultura | 06.10.11 - 12h46

Horta comunitária é inaugurada na Escola Diná de Oliveira

Estudantes plantaram hortaliças e ervas medicinais

Por Marcos da Silva

Alunos, professores e gestores inauguraram oficialmente, nesta quarta-feira (5), a horta comunitária do “Projeto Ação Saudável: Melhoria da Qualidade de Vida das Crianças e suas Comunidades”, que funciona na Escola Municipal Diná de Oliveira, na Iputinga. No espaço verde podem ser encontradas hortaliças como alface, cebolinha, berinjela e produtos medicinais como manjericão, hortelã e capim-santo.

O “Ação saudável” existe há mais de um ano na unidade e tem o objetivo de fazer com que os estudantes do 2º ao 5º ano do 1º ao 3º ciclos do Ensino Fundamental (antigas 1ª à 4ª séries primárias) aprendam a importância da alimentação saudável, o cultivo dos alimentos em pequenos espaços e a germinação. “Antes, participavam apenas os alunos do programa Mais Educação, que são atividades extraclasse oferecidas aos estudantes no contraturno. Agora, ampliamos para todos os alunos da casa. A Diretoria de Alimentação (Dial) tem nos dado os suprimentos agrícolas e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) nos auxilia na parte técnica, no plantio e oficinas para as crianças”, acentua a vice-gestora da Escola Diná de Oliveira, Marinalva Gomes.

Uma vez por semana, cada turma visita o seu canteiro de hortaliças. Os alunos recebem uma ficha individual para acompanhar o processo de desenvolvimento dos vegetais. Depois da visita, eles voltam à sala de aula e registram no documento as observações do dia. “O trabalho é manual e as crianças gostam. É uma atividade prazerosa, com a capinação, adubamento e o contato com a terra”, finaliza Marinalva.