NOTÍCIAS

| 06.10.11 - 18h40

Profissionais das Unidades de Saúde da Família serão treinados para detectar mulheres com problemas de colo de útero

Encontro acontecerá a partir das 9h no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena

Por Tádzio Estevam

Com o objetivo de identificar cada vez mais mulheres com problemas no colo do útero, a gerência de Atenção à Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde do Recife, realiza nesta sexta-feira (07) um treinamento que possibilitará mais eficiência na detecção dessas pacientes para que o atendimento nas unidades que oferecem o serviço seja reforçado. O encontro acontecerá a partir das 9h no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena.

Ao todo, 12 profissionais, entre coordenadores dos seis distritos sanitários e também digitadores, serão orientados pela gerente da política de Atenção à Saúde da Mulher, Benita Spinelli, a identificar e registrar os casos que forem detectados pelos agentes comunitários de saúde e também pelos médicos e enfermeiros das unidades de saúde do Município. “A intenção é que essas mulheres não deixem de utilizar o nosso serviço e passem a procurar a rede estadual para poder realizar procedimentos mais comuns que são oferecidos pelo SUS Recife”, informou Benita. Esta descentralização também servirá para aumentar os indicadores estatísticos da própria gerência, uma vez que as informações irão partir dos distritos.

Além da descentralização, a gerência informa que estão sendo adquiridos mais quatro equipamentos de cirurgia de alta freqüência (CAF) que permite reparar lesões no colo do útero. Atualmente, este equipamento pode ser encontrado nas policlínicas Barros Lima (Casa Amarela), Arnaldo Marques (Ibura), Bandeira Filho (Afogados) e Amaury Coutinho (Campina do Barreto).

Câncer do colo do útero – a patologia, quando diagnosticada e tratada precocemente, constitui uma causa de morte evitável. O exame, chamado de colposcopia, é indolor e ajuda a detectar a doença e curá-la o quanto antes. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), foram registrados 190 novos casos de câncer de útero no Recife em 2010. A maior incidência da moléstia acomete mulheres entre 25 a 59 anos, faixa etária mais suscetível a desenvolver a doença. Só na capital pernambucana esse público chega a quase 400 mil mulheres. Contudo, o número de atendimentos nas unidades de referência no tratamento na Cidade só atendeu 20% desse total, ou seja, um pouco mais de 70 mil mulheres.

Exame - As unidades de saúde do Recife que oferecem o exame estão distribuídas pelos seis distritos sanitários da Cidade. São elas: Policlínicas Waldemar de Oliveira, Amaury Coutinho, Barros Lima, Lessa de Andrade, Arnaldo Marques, Pina, Centro de Saúde Dr. Luiz Wilson, Ambulatório Especializado da Mulher, Centro de Saúde Clementino Fraga, Iná Rosa Borges, Joaquim Cavalcante, Sebastião Ivo Rabelo, Dom Miguel de Lima Valverde e Vereador Romildo José Ferreira Gomes – Geraldão.