Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 06.10.23 - 14h44

Prefeitura do Recife inicia Campanha de Multivacinação neste sábado

Objetivo é aumentar a cobertura vacinal com uma força-tarefa que irá ofertar 17 imunizantes

A Prefeitura do Recife dará início, neste sábado (7/10), à Campanha de Multivacinação de 2023, em uma força-tarefa que irá ofertar 17 imunizantes em 171 salas de vacina e cinco centros de vacinação espalhados pelos oito Distritos Sanitários (DS) da cidade. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal em crianças e adolescentes menores de 15 anos, atingindo a meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde (MS). Índices menores podem ocasionar o surgimento de grupos desprotegidos contra enfermidades imunopreveníveis e, com isso, elevar o risco de reintrodução de doenças já consideradas erradicadas. A iniciativa seguirá até 29/10, com uma grande mobilização no Dia D, marcado para 21/10.

A abertura oficial acontecerá às 11h, no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Teresinha, com a presença da secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. Ao longo do mês, para chegar ainda mais perto do público alvo, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) preparou um esquema especial. Durante a campanha, além das 176 salas e cinco centros de vacinação abertos das 8h às 17h durante a semana, profissionais de saúde irão levar os imunizantes a 46 escolas municipais, estaduais e privadas para aplicação, previamente autorizadas pelos pais e responsáveis, nas próprias instituições de ensino. Além disso, oito unidades de saúde estarão funcionando em horário estendido até as 21h, de segunda a sexta. Já nos finais de semana, serão 56 postos itinerantes, das 8h às 17. E no Dia D, a grande ação será concentrada em 171 salas de vacina, cinco centros de vacinação e oito postos volantes". Confira a programação neste link:  https://bit.ly/CampanhadeMultivacinacao.

Pais ou responsáveis devem levar as crianças e adolescentes com o cartão de vacinação ao posto mais próximo de sua residência, para atualizar as doses necessárias em cada faixa etária. O público de até 7 anos de idade pode receber os imunizantes BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, hepatite A, DTP e Covid-19. Os demais podem tomar as vacinas de hepatite B, tríplice viral, febre amarela, varicela, dT (difteria e tétano adulto), meningocócica ACWY, HPV, e Covid-19.

Embora estes imunizantes façam parte do calendário vacinal de rotina e estejam disponíveis o ano todo, a procura tem caído nos últimos anos. "Isso é um fenômeno muito preocupante. Se considerarmos a poliomielite - que já foi pandêmica no Brasil, mas que graças à vacinação não registramos nenhum caso há mais de 30 anos -, alguns países ainda possuem incidências. Em um mundo globalizado, esta janela é um risco imenso para a volta de uma doença que pode causar paralisia dos membros inferiores e até levar à morte. Por isso, estamos extremamente mobilizados para reverter este quadro. E a adesão da população, especialmente dos pais e responsáveis, é fundamental", salienta a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

"A expectativa é contemplar ao menos 46,5 mil crianças e adolescentes ao longo da campanha, o que equivale a 15% de toda a população abaixo de 15 anos no Recife. As salas de vacinação estarão priorizando este público-alvo durante a multivacinação", afirma a gerente de Imunização do Recife, Nádia Carneiro.

COBERTURA - Dados do Programa Municipal de Imunização (PMI) mostram que algumas vacinações em crianças até um ano tem ficado muito abaixo do recomendado, com quedas consecutivas desde 2018. A pentavalente (difteria, tétano, coqueluche e hepatite B, além da bactéria responsável por infecções no nariz, meninge e garganta) saiu de 93,53% para 65,55% em 2022; a de pólio passou de 89,76% para 64,84%, e a pneumocócica (contra doenças graves causadas pela bactéria pneumococo), caiu de 96,22% para 72,09% no mesmo período. Apenas a BCG alcança patamares acima do previsto - isto porque é aplicada logo após o nascimento, ainda nas maternidades do Recife, que recebem mulheres de diversas localidades.