NOTÍCIAS

Cultura | 06.11.13 - 13h00

PCR realiza série de ações para enfrentamento da violência de gênero, em novembro

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, realizará uma série de ações em novembro voltadas para o enfrentamento da violência de gênero contra as mulheres e a melhoria da qualidade de vida. A agenda faz parte do ativismo internacional da não violência e reitera o compromisso da Secretaria em realizar políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade. As atividades incluem entrega de equipamentos, participação em audiência pública e lançamento da campanha Maria da Penha vai à Escola. O calendário segue até o dia 10 de dezembro.

O conjunto de atividades teve início com a entrega do Centro de Referência Clarice Lispector, no dia 1 de novembro. Totalmente requalificado, o Clarice tem capacidade para atender e orientar mulheres em situação de violência doméstica e sexista com uma equipe multidisciplinar de advogadas, psicólogas e educadoras sociais. O Centro conta ainda com um espaço lúdico para os filhos e filhas das usuárias que terão um atendimento especializado e mais humanizado. Outro equipamento que será entregue para as mulheres é o primeiro Centro Municipal da Mulher, que funcionará no Centro da Mulher Metropolitana , localizado no bairro de Brasília Teimosa.

“O Centro Municipal da Mulher faz parte da nossa política de aproximação com as mulheres nas comunidades. O espaço será uma referência de serviço voltado para as mulheres, seja para a realização de cursos de formação profissional ou acolhimento e orientação no caso de violência doméstica ”, disse a secretária da mulher, Sílvia Cordeiro. Até o final da gestão, outros cinco Centros serão inaugurados, um em cada região político administrativa do Recife (RPA),além de mais dois Centros de Referência,formando uma rede de atenção para mulheres em situação de violação de direitos. Também em novembro, a Secretaria da Mulher do Recife será anfitriã do 10º Fórum Metropolitano de Gestoras que será realizado no dia 26, no auditório do Museu de Arte da Cidade do Recife.

No Fórum, será lançado o programa Maria da Penha vai à Escola cujo objetivo é levar para a comunidade escolar informações sobre a Lei Maria da Penha. Serão realizadas capacitações com o professorado, jogos educativos para as crianças e adolescentes e oficinas temáticas. “Acreditamos que a escola é um espaço privilegiado para construção de conhecimentos e disseminação de informações de interesse da sociedade. Nesse sentido, estaremos conversando com a comunidade escolar sobre a Lei e contribuiremos para desconstruir a cultura da violência”, disse a secretária. A programação de novembro ainda contará com seminários, audiência pública sobre violência na Câmara de Vereadores, pedaladas e cine debate com o filme Preciosa.