NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 06.11.15 - 16h12

Educação e Enfrentamento às Drogas em pauta no Brejo da Guabiraba

img_alt

Fórum Microrregional do Recife Participa reuniu mais de 100 pessoas na noite desta quinta feira (5). (Foto: Inaldo Menezes/ PCR)

 

Mais de 100 pessoas da Microrregião 3.3 estiveram no Fórum Microrregional do Recife Participa na noite dessa quinta-feira (5), para discutir soluções e políticas públicas para Educação e enfrentamento às drogas para suas comunidades. Os participantes puderam apresentar essas ideias e ouvir as respostas diretamente do corpo técnico da Prefeitura do Recife, estiveram presentes a secretária de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas do Recife, Aline Mariano e, representando a secretaria de Educação, esteve o secretario executivo de gestão pedagógica, Rogério Morais. O encontro aconteceu na Escola Municipal São Cristovão, no Brejo da Guabiraba.

"Esta é uma área que tem uma grande tradição no movimento social e que vem sendo contemplada com uma série de ações da Prefeitura do Recife. Vamos viver mais um momento de participação e fortalecimento da voz do povo", disse a gerente geral de Gestão Participativa para as RPAs 3 e 4 do Recife, Tereza Borba, que coordenou os trabalhos da noite. O fórum contou com a apresentação das ações da Secretaria de Educação conduzida por Rogério Morais. "Estamos aqui para mostrar um pouco de tudo aquilo que fazemos em toda a cidade e ouvir muito para fazer certo tudo aquilo que precisa ser feito para chegar onde a gente quer", avaliou.

A secretária Aline Mariano também fez um relato de todo o trabalho realizado pela Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas em oito meses de trabalho desde sua criação. A secretária explicou as ações da secretaria que são divididas em três eixos: Prevenção, Tratamento e Ressocialização. A apresentação contou com um balanço do que já foi entregue, como a formação de agentes multiplicadores do programa Foco, e o que está por vir como o Programa Atitude Recife e os convênios com as comunidades terapêuticas.

O morador Iraquitan Souza parabenizou a secretária e o prefeito Geraldo Julio pela criação da Secretaria de Enfretamento ao Crack e Outras Drogas e pediu que as ações da Secretaria chegassem com mais força na MR 3.3, que "está perdendo muitos jovens para as drogas", segundo o morador. "Quanto maior é a crise, maior tem que ser a vontade política de encarar de frente e resolver os problemas que precisam ser resolvidos. Então o prefeito está de parabéns por encarar esse problema de frente nas comunidades", completou.

Todas as manifestações da população durante o Fórum Microrregional são registradas em áudio e vídeo e sistematizada pelas equipes das Secretarias de Governo e Participação Social e Planejamento e Gestão para deliberação e encaminhamentos.

O PROGRAMA - O Recife Participa é o modelo de Participação Social da Prefeitura do Recife. Conduzido pela Secretaria de Governo e Participação Social, em parceria com todas as áreas da gestão, o Programa pretende ampliar e intensificar a gestão colaborativa e o controle social no Executivo Municipal.

Além das instâncias de participação direta, como o Fórum Microrregional, estão no escopo do programa todas as iniciativas da administração municipal que contribuam para o controle social e gestão participativa, como a Ouvidoria Geral do Município, o Portal da Transparência do Recife e o mutirão de cidadania Recife em Ação.