NOTÍCIAS

Educação | 06.11.15 - 19h05

Secretaria de Educação do Recife realiza o primeiro Educação Participa

img_alt

Diretores das escolas municipais debateram pontos positivos e negativos da rede municipal diretamente com o secretário de Educação e os secretários-executivos. (Foto: Irandi Souza/ PCR)

 

A fim de avaliar as ações do ano letivo de 2015 e planejar as atividades de 2016, a Secretaria de Educação do Recife promoveu, nesta semana, o primeiro Educação Participa. Nos encontros destas quinta (5) e sexta (6), 120 gestores de escolas e creches municipais tiveram a oportunidade de debater os pontos positivos e negativos da rede municipal diretamente com o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, e com os secretários-executivos de Gestão da Rede (Segre), Gestão Pedagógica (Segep) e Tecnologia na Educação (Sete). O Educação Participa ocorreu na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, na Madalena.

Inspirado no modelo do Recife Participa, o Educação Participa garante uma interlocução mais direta da comunidade escolar com as Secretarias. “Esse espaço é muito importante por possibilitar a interação das equipes técnicas da Secretaria com os gestores escolares. É um momento muito rico porque ficamos sabendo exatamente o que está dando certo e o que precisamos melhorar. Nossa expectativa é a melhor possível. Os dois dias de encontros foram muito produtivos”, avalia o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira.

Segundo o secretário-executivo de Gestão Pedagógica, Rogério Morais o evento favorece o planejamento do ano letivo de 2016. “É um momento de escuta das escolas, dos gestores. Conversamos sobre as ações que estão sendo executadas, recebemos feedbacks positivos e negativos, além de termos dado sugestões de encaminhamentos para melhorias. Dessa forma, tratamos das nossas fragilidades e teremos condições de fazer um planejamento ainda melhor e mais completo para o próximo ano”.

Segundo o secretário-executivo de Tecnologia na Educação, Francisco Luiz dos Santos, o encontro veio para melhorar ainda mais o trabalho já realizado. “O Educação Participa garante oportunidade de ouvir os dirigentes escolares para ter uma ideia mais clara dos principais problemas nas escolas e quais propostas eles têm para a solução desses problemas. Juntos, vamos ver quais são as urgências e prioridades para resolver cada uma delas”, destaca o professor Francisco.

Entre os pontos positivos, os representantes destacaram o apoio das Unidades de Tecnologia (Utecs) às escolas, o acompanhamento dos professores multiplicadores e o plano de gestão. Sobre os pontos que precisam melhorar, eles citaram a manutenção de equipamentos e a burocracia em algumas solicitações. “A Secretaria sempre avalia suas ações, mas não podemos fazer essa avaliação sozinhos. É importante sabermos dos gestores qual foi o impacto do planejamento para a escola, para que a Secretaria possa dar os próximos passos cada vez mais alinhada às reais necessidades das unidades de ensino da rede”, explica Rossana Albuquerque, secretaria-executiva de Gestão da Rede.

Wanúsia Lima, gestora da Escola Municipal do Leão, localizada em Boa Viagem, aprovou a iniciativa e reconheceu o pioneirismo. "Muito bom ver a escola sendo ouvida diretamente pelos secretários-executivos. Estamos trazendo informações e mostrando as dificuldades vivenciadas no nosso dia a dia, levando para os secretários tudo que a comunidade escolar discute internamente. A rede toda está fazendo essa análise sobre os pontos positivos e negativos para melhorar para os próximos anos. A expectativa é que a maioria das coisas discutidas seja colocada em prática o mais rápido possível", afirma a diretora.

RECIFE PARTICIPA – O Recife Participa é o modelo de Participação Social da Prefeitura do Recife. Conduzido pela Secretaria de Governo e Participação Social, em parceria com todas as áreas da gestão, o programa pretende ampliar e intensificar a gestão colaborativa e o controle social no Executivo Municipal. O Recife Participa tem como princípio a participação ativa e direta da população nas decisões de governo, mantendo estruturas permanentes voltadas para a ausculta popular. Todas as participações da população são registradas em áudio e vídeo e sistematizada pelas equipes das Secretarias de Governo e Participação Social e Planejamento e Gestão para deliberação dentro da Prefeitura do Recife.