Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 06.11.17 - 20h11

PCR apresenta roteiro sanitário para food trucks

img_alt

A Secretaria de Saúde do Recife começou a capacitar proprietários desse segmento, que até o fim do ano terão de ter autorização da Visa para funcionar. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

A Secretaria de Saúde do Recife, através da Vigilância Sanitária (Visa), realizou na tarde desta segunda-feira (6) a primeira capacitação voltada exclusivamente para proprietários e trabalhadores de food trucks. O setor está crescendo cada vez mais e, desde maio deste ano, é obrigado, por lei estadual, a seguir os mesmos protocolos de higiene e manuseio que os estabelecimentos de comércio de alimentos tradicionais, inclusive sendo obrigatória uma autorização da Visa para seu funcionamento. O curso “Boas Práticas nos Serviços de Alimentação” aconteceu no auditório do Ministério Público do Estado de Pernambuco.

Para chegar a um roteiro adaptado ao setor, comumente chamado de comércio em duas rodas, a Visa visitou vários food trucks nos últimos meses. A ideia foi fazer um mapeamento de problemas, dúvidas, mas também traçar soluções específicas para esse tipo de negócio. Até o momento, não há um número fechado de quantos proprietários já solicitaram inspeção oficial, mas ainda há prazo legal até o fim do ano.

Vários empresários foram ouvidos, e o roteiro tende a ser remodelado em conjunto com a categoria. Entre as práticas a serem observadas, o uso de água e a atenção às barreiras sanitárias estão entre os pontos já definidos.

De acordo com o presidente da Associação de Comidas Sobre Rodas no Estado (Acrope), Daniel Uchoa, a regulamentação é importante. “É preciso apoio do poder público para que possamos nos adequar e ficarmos mais seguros, pois muitas dessas coisas são desconhecidas de todos nós”, disse. Já o diretor da Associação Brasileira de Bares e restaurantes em Pernambuco (Abrasel), Valter Jarocki, lembrou que essa regularização traz harmonia aos que trabalham com alimentos. 

O secretário da Saúde do Recife, Jailson Correia, por sua vez, lembrou que esse roteiro é importante para aproximar setores novos da economia, e que a Vigilância Sanitária faz importante papel de “promoção e prevenção da saúde pública, algo fundamental na administração pública”.