Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 06.11.18 - 18h27

Frei Caneca monta programação de shows para palco do REC’n’Play

Artistas como Romero Ferro, Barro, Bongar, além de projetos como o Slam das Minas farão parte da grade, a primeira a contar com a chancela e curadoria da emissora pública. Shows serão gratuitos e abertos ao público, nos dias 9 e 10 de novembro.

Música para ouvidos criativos, o REC’n’Play contará com a adesão e engajamento da Frei Caneca FM, emissora pública mantida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Nos próximos dias 9 e 10 de novembro, a Frei Caneca leva, da grade da emissora para o palco do evento, uma seleção plural e caprichada de artistas, que representam novas e eternas cenas da cidade, além de darem voz a diferentes gêneros, cores, estilos e discursos. Será a primeira vez que um evento cultural terá programação com curadoria e chancela da rádio pública.

Assim como as mais de 300 atividades oferecidas debaixo do guarda-chuva do REC’n’Play, entre os dias 7 e 10 de novembro, os shows serão realizados no Recife Antigo, nos dias 9 e 10, em um palco montado na Rua do Observatório.

Dessa programação musical, que será realizada com recursos da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, farão parte, por exemplo, o compositor e instrumentista Barro, que tocará músicas de seu novo disco Somos, com participação de Mariana Aydar; Romero Ferro, com participação de Alice Caymmi; além de Grupo Bongar, Guma, Jornada de MCs e 100KLPrap.

Também subirá ao palco da Frei Caneca FM o Slam das Minas, batalha de poesia organizada e protagonizada exclusivamente por mulheres, que nasceu em agosto de 2017 e já participou de festivais importantes do Brasil, como o Slam BR do ano passado, cuja vencedora foi a recifense Bell Puã. A jovem poeta urbana também representou o Brasil na França, durante a disputa internacional de poesia, comprovando que todo lugar é de fala para as mulheres.

As apresentações são gratuitas e abertas ao público, com início às 20h nos dois dias. Confira a programação:


Dia 9/11

20h – Virgulados
21h - Guma
22h - Madimboo
23h – Romero Ferro com Alice Caymmi
0h – Barro com Mariana Aydar


Dia 10/11

20h - 100KLPrap
21h - Jornada de MCs
22h - Auss & Auss
23h – Slam das Minas
0h – Bongar

Oficinas – A Frei Caneca também irá oferecer conteúdo além da música, promovendo três oficinas e um painel no IV Seminário Fazendo Rádio - Panorama de Consumo de Rádio no Brasil, durante o REC’n’Play. O painel será nesta quarta-feira (7), das 16h às 18h, no auditório do Paço do Frevo, com a participação de Daniela Souza e Bruno Nogueira e mediação de Patrick Torquato, tendo como tema os comportamentos e hábitos de consumo de ouvintes de rádio no Brasil e a análise do impacto das programações de Rádios Públicas no panorama radiofônico em Recife e Salvador.

Na quinta (8), será oferecida a oficina Montando Programação de Rádio, ministrada por Patrick Torquato, das 9h às 12h, no Sinspire, na Praça do Arsenal.

Na sexta (9), das 9h às 12h, a rádio pública, em parceria com a UNICAP, oferece oficina sobre Produção de podcast para principiantes, ministrada pela professora Andréa Trigueiro. No Paço do Frevo, Oráculo Estúdio, 1º andar.

No sábado (10), a derradeira oficina da programação montada pela emissora será sobre o Edital Complementar da Frei Caneca FM, para prestar esclarecimentos aos interessados em participar do edital. Será das 9h às 12h, no Sinspire.  Nice Lima, da equipe da Frei Caneca FM, será a facilitadora.

Mais programação - A Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife fizeram check-in na programação com muito mais atividades para todos os dias de evento. No dia 7, das 16h às 18h, promovem a Roda de Diálogo Protagonismo Social: Cultura, Tecnologia e Cidadania, sobre as raízes da cultura de matriz africana no mercado criativo, com a participação da pesquisadora e chef Dona Carmem Virgínia; do produtor cultural, ator e diretor teatral Jorge Fel; da Yalorixá Mãe Danda de Oxum; e mediação de Rafael Nicéas.

Também no dia 7, será oferecida, no auditório do Cais do Sertão, das 14h20 às 16h, a Roda de Conhecimento e Troca de Ideias 45 Anos de Cultura – Resistência e Empreendedorismo no Hip Hop, com Nelson Triunfo, Dom Negrone, Kalyne Lima, Tiger, Pacheco e L.O CG. O acesso é gratuito.

No dia 8, a discussão terá como tema a Geração de Negócios e Visibilidade Política: A Participação das Mulheres no Avanço do Movimento Hip Hop. Com participação deFemigang (Rap), Negrita (MC, Atriz e Poetisa), Rebecca França, Kalyne Lima e Manu Liera (DJ), a roda de conhecimento e troca de ideias será no Auditório do Sinspire, das 16h às 18h.  Acesso gratuito.

No encerramento do REC’n’Play, os debates promovidos pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife serão em dobro. Das 10h às 12h, o Graffiti será tema de mesa no auditório do Centro Cultural Correios, com o enfoque: De onde viemos, onde estamos e para onde queremos ir e a participação de Mário Miranda e Nathália Ferreira. No auditório do Cais do Sertão, a partir das 14h, a discussão será sobre A Importância das Batalhas de MCs nos Processos de Transformação Social na Periferia e terá a participação de Dom Negrone, Negrita, Junior Baladeira, Maggo MC, Maria Helena e DJ BIG.

Nos dias 8 e 9, vai ter ainda oficina de Construção de Instrumentos Musicais Recicláveis e Alternativos, das 15h às 17h, no Sinspire.

Além de discussões, haverá programação cultural entre as ações preparadas pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura. No dia 7, às 14h, no mesmo auditório do Cais do Sertão, haverá intervenção poética com Preta Nick e Adelaide e intervenção de dança com HulliPop. No mesmo dia, das 16h às 20h, o DJ Big e convidados promovem, no palco da Rua do Observatório, um cypher de break, roda de rima com microfone aberto e jam session, com participação de Negrita, Acria, Rafa Santos, Nós por Eles, Junior Mc - S.A, Kalyne Lima, Tiger, Maggo Mc, Femini Gang, Dom Negrone e Nelson Triunfo.

No dia 9, das 16h às 20h, os DJs Manu Liera, Nixon e Big comandam batalhas de break e de allstyle, também no palco do evento. E no dia 10, ao som do DJ Big, haverá das 16h às 19h40, live paint (grafitagem ao vivo) e demonstrações de BeatBox, além de batalha de MCs.

Durante todos os dias de evento, a Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura oferecem também a Feira de Empreendedorismo e Cultura Afro, que reunirá expositores da Feira Quilombar de Arte Negra, do Coletivo Quilombar, e da Feira Cultural Jeito Xambá de Ser, da Comunidade Xambá, oferecendo itens de gastronomia, artesanato, moda e entretenimento. Das 14h às 21h, na área externa do Cais do Sertão.