NOTÍCIAS

Cultura | 06.12.12 - 14h00

Prefeitura do Recife comemora Dia Internacional dos Direitos Humanos

Cerimônia recebeu 70 reeducandas da Funase e premiou os recifenses vencedores no Festival Itinerante de Direitos Humanos da Rede de Mercocidades, dentre eles, a fotógrafa da equipe da PCR, Lucieli Holmos Streithorst, que exibiu imagens das palafitas do Recife
 

[caption id="attachment_29230" align="alignleft" width="334"] Cerimônia recebeu 70 reeducandas da Funase e premiou os recifenses vencedores no Festival Itinerante de DH da Rede de Mercocidades. Foto: Divulgação[/caption]

A Prefeitura do Recife (PCR) realizou, nesta quinta-feira (6), uma manhã de comemorações no Teatro Apolo, Bairro do Recife, em homenagem ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado oficialmente no dia 10 de dezembro. Na programação do evento, que integra a programação da II Jornada de Direitos Humanos, aconteceram a entrega dos certificados de conclusão das oficinas de vídeo e grafitagem às 70 reeducandas das unidades femininas da Fundação de Atendimento Socioeducativa (Funase) e a premiação simbólica dos vencedores recifenses do Festival Itinerante de Direitos Humanos da Rede de Mercocidades.
 
Durante a cerimônia, foram exibidos os três vídeos produzidos ao longo das oficinas de vídeo pelas reeducandas da Casa de Semiliberdade (Casem), do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) e do Centro de Internação Provisória (Cenip) da Funase. Os cursos contaram com o financiamento do Ministério da Justiça, que apoia o projeto municipal Inserção na Linguagem das Artes, e foram desenvolvidos pela Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC) em parceria com a Funase. Para a secretária da pasta municipal, Amparo Araújo, o programa é de fundamental importância para a vida dessas mulheres que, por alguma circunstância da vida, cometeram algum ato infracional. “Elas estão cumprindo o que a sociedade determina como medida socioeducativa e, através do nosso projeto, tiveram a oportunidade de se inserir no mundo das artes exercitando a criatividade”, declarou a secretária que completou: “A partir desses momentos de adversidade as participantes podem dar um salto e transformar suas vidas e a vida das suas famílias, além de descobrir que são capazes”.
 
O presidente da Funase, Alberto Vinicius do Nascimento, também esteve presente no evento. ”É uma satisfação muito grande podermos estar aqui com todas essas jovens da Funase, como resultado de um trabalho conjunto com a Prefeitura do Recife. Agradeço a todos que participaram dessa importante ação. É gratificante poder assistir o quanto de criatividade e capacidade todas essas pessoas têm”, disse. Uma das participantes da oficina de grafitagem, T. V., de 16 anos, relatou o que achou da iniciativa das instituições. “Achei ótimo, porque é uma oportunidade para aprendermos coisas novas, nos divertimos, e não ficamos pensando em drogas ou coisas que podem nos fazer mal”, afirmou.
 
Os ganhadores do Festival Itinerante de Direitos Humanos da Rede de Mercocidades também foram premiados durante a cerimônia nas categorias vídeo, canto, fotografia, conto e poesia. “Fiquei muito feliz em receber o prêmio, pois é um reconhecimento importante do nosso trabalho. Mas acho que o mais importante é a visibilidade que é preciso dar aos direitos humanos e conseguirmos mostrar para as pessoas realidades que elas não conhecem e, a partir daí, todos se conscientizarem e tentarem fazer algo para melhorar”, destacou a fotógrafa da equipe da PCR, Lucieli Holmos Streithorst, que foi uma das vencedoras na modalidade fotografia, exibindo imagens das palafitas do Recife.
 
Ainda na programação da manhã, foram exibidos os vídeos premiados no Festival Um Tiro no Futuro, de Bruno Cabús, com a participação dos jovens do Projeto Inserção na Linguagem das Artes, realizado no Centro de Juventude de Santo Amaro; e Crack na Adolescência, de Evelyn Manrique, com a colaboração dos jovens do Projeto Juventude Digital, executado no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), por meio da SDHSC. Encerrando a cerimônia, apresentaram-se o grupo Cores Femininas e o Coral Feminino de Libras.
 
 Festival Itinerante de Direitos Humanos – O Festival é organizado pelo projeto Estado + Direitos, que integra a Rede Mercocidades, com a finalidade de gerar espaços de diálogo e reflexão por meio da linguagem artística, convocar os cidadãos à prática de direitos humanos e reforçar a integração regional.
 
Veja, abaixo, a lista dos premiados no Festival Itinerante de Direitos Humanos da Rede de Mercocidades:
 
Fotografia | Sol Pulquério e Lucieli Holmos Streithorst
Vídeo | Crack na Adolescência, de Evelyn Manrique
Vídeo | Um Tiro no Futuro, de Bruno Cabús
Canção | Maldito Crack, de João Monteiro dos Santos (João Paulo Jr.)
Conto | Mulheres como uma certa Maria, de Uraniano Mota
 
Vídeos produzidos pelas reeducandas da Funase:
Lei Maria da Penha | CASEM
Arte Transforma Vidas | CASE
Por Uma Vida Melhor | CENIP