NOTÍCIAS

Cultura | 06.12.13 - 17h55

Shows de artistas regionais marcam o encerramento da Jornada de Direitos Humanos do Recife

A partir das 19h de hoje, a Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, receberá o show de encerramento da I Jornada Municipal de Direitos Humanos “Cantos de Amor e Liberdade”. O objetivo é promover o acesso das pessoas a cultura e ao lazer. As atrações são bandas e artistas pernambucanos que pautam suas trajetórias musicais na defesa dos direitos humanos: Afoxé Omô Nilê Ogunjá, Griô, Isaar e Cátia de França estão confirmados.

"Cantos de Amor e Liberdade" é o show que celebra o Dia Internacional de Direitos Humanos, comemorado no dia 10 de dezembro, incluído na programação da I Jornada Municipal de Direitos Humanos.

O show traz como destaques artistas pernambucanos e a cantora paraibana Cátia de França, numa reunião de ritmos e musicalidade, especialmente convidados para esta homenagem.

A abertura da noite será com o Afoxé Omô Nilê Ogunjá, do UR-1, Ibura. O grupo reafirma a cultura negra, lutando pela igualdade racial através da prática do Afoxé como dança, música, canto, toque, indumentária e ação política.

Em seguida, o grupo Griô, na cena musical desde 2008, percorre diversos gêneros musicais como coco, afoxé, xote, ciranda, maracatu, além de uma fusão com a música erudita de Vivaldi, Vila Lobos, Bach, entre outros nomes. Com os integrantes do grupo apresentam-se crianças da comunidade do Bode, localizada no bairro do Pina, numa parceria com o Maracatu Mirim Nação Porto Rico, revelando a proposta social deste trabalho. Neste show, o Griô traz a participação especial do Maestro Spock.

A terceira apresentação da noite é a cantora pernambucana Isaar, que possui formação musical nos ritmos da terra e dona de uma carreira projetada internacionalmente. Na sua carreira, fez várias participações de gravações com Antônio Nóbrega, Silvério Pessoa, Mundo Livre S/A e a Banda Eddie além de ter sido um destaque na formação do grupo Comadre Florzinha.

Encerrando a noite, sobe ao palco a cantora e compositora paraibana Cátia de França, que em seu currículo reúne parcerias com Zé Ramalho, Elba Ramalho, Sivuca, Amelinha. Sua música possui como fonte a literatura, fazendo referencia à obra de Guimarães Rosa, José Lins do Rego, Manoel Barros e João Cabral de Melo Neto. Também foi parceira de palco de Jackson do Pandeiro, em 1980.


Serviço:
Show de encerramento da I Jornada Municipal de Direitos Humanos Cantos de amor e liberdade
Sexta-feira (6), 19h
Praça do Arsenal