NOTÍCIAS

Cultura | 06.12.14 - 14h57

Secretaria de Educação lança linha Robótica com Ferramentas para alunos do Ensino Fundamental

É a terceira linha didática lançada este ano. Com ela, serão usados objetos do cotidiano para construir os robôs. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

A Secretaria de Educação do Recife lançou, nesta sexta-feira (5), mais uma linha de robótica para ser desenvolvida com os alunos da Rede Municipal de Ensino. A Robótica com Ferramentas faz uso de objetos simples do cotidiano para a construção de protótipos, usando conhecimentos de mecânica, eletrônica, programação e metarreciclagem. É a terceira linha didática do Programa Robótica na Escola, que teve início em fevereiro deste ano.

O lançamento aconteceu no Centro de Tecnologia na Educação (Cetec), no bairro da Boa Vista. A nova linha traz uma nova perspectiva para os alunos dentro do mundo da robótica. De acordo com o secretário-executivo de Tecnologia na Educação, Francisco Luiz dos Santos, o uso da Robótica com Ferramentas, que tem um investimento de R$ 3,5 milhões, não se restringe às salas de aula. "Essa linha tem um impacto interessante na sociedade porque ela sai da escola. O aluno pode pegar um rádio de pilha que ninguém usa mais, objetos de casa que inicialmente vão para o lixo, e construir um robô. A ideia é que eles saiam do mundo da robótica comprada e passem a construir os protótipos, usando a metarreciclagem", declarou.

Durante o evento, alunos da Rede Municipal expuseram trabalhos produzidos durante as aulas e assistiram ao lançamento da nova linha. Além da Robótica com Ferramentas, a Secretaria de Educação já trabalhava com as linhas de Robótica de Encaixe e de Robôs Humanoides. Foi usando essa última tecnologia que os estudantes do 7º ano da Escola Oswaldo Lima Filho apresentaram danças típicas das cinco regiões brasileiras. "Foi muito legal. A gente aprendeu coisas sobre robótica, tecnologia e cultura das regiões", contou Raíssa Souza, de 13 anos, que representou o trabalho da turma ao lado dos alunos Léia Heloísa, Gabriela Duarte, Erick Magno e Gabriel Lucas.

A apresentação dos meninos foi preparada para uma feira de gastronomia e cultura que a escola irá promover na próxima semana. O uso da robótica serviu para a abertura da exposição da turma. "Depois que a gente começou a usar os robôs humanoides, os alunos passaram a ter mais interesse pelo conteúdo e a relação deles com o professor também mudou para melhor", relatou Gabriela Monteiro, professora de geografia da Escola Oswaldo Lima Filho, que passou a usar essa linha de robótica no mês de agosto.

Além das apresentações dos alunos, houve simulações de vôos com drones e exposição de trabalhos de estudantes da Rede Municipal de alguns convidados. Uma dupla de alunos que veio da Escola Técnica Estadual de Gravatá trouxe uma casa construída com palitos e isopor, com pequenas lâmpadas e dispositivos elétricos, controlados pela internet. Através de um tablet era possível abrir e fechar o portão da garagem e acender e apagar as luzes de cada cômodo.

O estudante Carlos Alberto da Silva, 14, está terminando o 9º ano na Escola Municipal Vila Sésamo, em Casa Amarela, e não esconde a paixão pela robótica e faz questão de gastar o tempo livre aprimorando os conhecimentos. "Robótica é o amor que vou transformar em ofício. Hoje eu trouxe um dos meus trabalhos. Construí um guindaste hidráulico, usando conhecimentos de física, como hidráulica e calibragem, e de matemática", contou com orgulho o estudante que sonha ser um Engenheiro Mecânico e aproveita o Programa Robótica na Escola para construir esse caminho.

OUTRAS LINHAS - Lançada em fevereiro, a linha de robótica de encaixe inclui montagens a partir de peças encaixáveis padronizadas da LEGO, em parceria com a LEGO ZOOM Education. Esse material está disponível para alunos da Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental. Durante este ano, os estudantes participaram de torneios importantes como a Robocup, realizada em João Pessoa, Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em São Paulo, e a Olimpíada Mundial de Robótica (WRO) - esta última na Rússia. Nessa quinta-feira (4), eles também participaram do primeiro torneio FIRST LEGO League (FLL) da Rede Municipal de Ensino do Recife. As 12 equipes que ficarem nos primeiros lugares vão participar da competição regional no Rio Grande do Norte, nos dias 8 e 9 deste mês.

Já a linha de robótica avançada, iniciada em maio deste ano, utiliza robôs humanoides prontos para programação avançada e interação com humanos. Esse projeto, desenvolvido em parceria com a Somai, está disponível para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, mas também há atividades de interação e aplicação de apoio pedagógico com crianças da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, como a Caravana de Robôs Humanoides.