Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Juventude | 06.12.16 - 13h40

PCR apoia iniciativa inédita no Brasil voltada para a formação de jovens lideranças

Cerca de cinquenta jovens líderes do município do Recife estão participando da atividade, que segue até o dia 10 deste mês

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional, apoia uma iniciativa inédita no Brasil: o Programa de Formação de Jovens Lideranças (Youth Leadership Training Program), que está sendo realizado pela ONG Arte de Viver. Cerca de cinquenta jovens líderes do município do Recife participam da atividade, que teve início no último sábado (3) e segue até o dia 10 deste mês, nas instalações do Serta, em Glória de Goitá.

O Programa de Formação de Jovens Lideranças (YLTP) é voltado ao empoderamento de jovens que vivem ou trabalham em áreas de risco para que se tornem promotores da paz e de melhorias em suas comunidades. Com formato de imersão e carga horária de aproximadamente 80h, a iniciativa aborda o controle das emoções, o desenvolvimento de liderança, mediação, técnicas de respiração, meditação e yoga. 

Os benefícios visados pela ONG Arte de Viver com esta formação são a redução do estresse e a alteração de padrões negativos de comportamento; o equilíbrio emocional, mais disposição física e acuidade mental; a capacidade de autogestão das próprias emoções e padrões mentais; a consolidação de valores humanos com foco em solidariedade, respeito, perdão e conciliação para a paz; o desenvolvimento de habilidades avançadas de liderança e comunicação. Ao final das atividades, os concluintes deverão planejar e implementar projetos de serviço para melhoria da qualidade de vida em suas comunidades. 

Estados Unidos, Colômbia, Costa do Marfim, Haiti e Índia são alguns dos países onde o Programa de Formação de Jovens Lideranças (YLTP) já foi realizado. A iniciativa pioneira no Brasil também tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, da Justiça do Estado de Pernambuco e do Escritório de Advocacia Maranhão Cavalcanti Costa.