NOTÍCIAS

Cultura | 07.02.13 - 19h18

PCR transformará Geraldão em arena multiuso

PCR transformará Geraldão em arena multiuso (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR) PCR transformará Geraldão em arena multiuso (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

O prefeito Geraldo Julio assinou, na tarde desta quinta-feira (7), o edital de licitação para as obras de reforma e modernização do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão, que será transformado em uma arena multiuso de altíssimo padrão. O aviso de edital será publicado no Diário Oficial deste sábado (9), prevendo investimentos de R$ 38,9 milhões no ginásio, na área externa e no parque aquático. O contrato deve ser assinado dentro de 120 dias e o prazo de conclusão das obras é de 18 meses a partir da ordem de serviço.

De acordo com o prefeito, as obras terão recursos do Município e do Governo Federal. “Mais do que uma simples reforma, o Geraldão dará um salto de padrão. O ginásio vai se integrar à cidade, ganhando uma praça na parte da frente para facilitar o acesso das pessoas, sem muros e grades. Esse ato me emociona de várias maneiras, pois já fui atleta e cheguei a disputar de handebol e hóquei sobre patins aqui nesta quadra”, afirmou Geraldo Julio.

Projeção da imagem interna do futuro Geraldão Projeção da imagem interna do futuro Geraldão

A intervenção transformará o equipamento numa moderna arena para eventos poliesportivos e shows, garantindo a recuperação da estrutura física, acessibilidade, climatização, instalação de cadeiras ergonômicas, melhorias na iluminação e nos sistemas elétrico e hidráulico; readequação da quadra aos novos padrões internacionais e implantação de alojamentos, refeitório, restaurante, oito camarotes e tribuna de honra.

O projeto inclui também a colocação de um placar eletrônico com quatro faces e uma nova coberta. A capacidade do ginásio passará a ser de 10 mil pessoas, todas instaladas em cadeiras com conforto e segurança.

A área externa será reformulada para facilitar o acesso da população, com remoção do gradil e criação de uma esplanada voltada para a Imbiribeira. Além disso, o parque aquático terá melhorias, com construção de uma piscina semiolímpica de 25 metros e recuperação da que já existe. Devido à proximidade com o Metrô, o Geraldão poderá ser usado como estacionamento para os torcedores durante a Copa do Mundo da Fifa 2014.

Histórico– Inaugurado em 1970, o Geraldão tem lugar cativo na memória dos recifenses, tendo abrigado eventos históricos como o jogo da Seleção Brasileira de Vôlei, nos anos 80, uma etapa da Liga Mundial de Vôlei e as apresentações do Holiday On Ice e dos Globetrotters, além de inúmeros shows de artistas nacionais e internacionais, incluindo Faith No More, A-HA e o tecladista do Yes, Rick Wakeman.

O Geraldão faz parte de um acervo de equipamentos esportivos projetados pelo arquiteto Ícaro de Castro Melo, que inclui também os ginásios Nilson Nelson, em Brasília; Paulo Sarasate, em Fortaleza; e do Ibirapuera, em São Paulo. A solução acústica aplicada na época da construção já era moderna, possibilitando a realização dos grandes shows.