Gabinete do Prefeito

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 07.02.18 - 20h36

Prefeitura do Recife revitaliza praça que homenageia o maestro Nelson Ferreira

img_alt

O espaço público localizado em Santo Amaro, onde morou o maestro, recebeu novos brinquedos, melhorias estruturais e uma intervenção paisagística que passeia pela obra de um dos maiores ícones do carnaval pernambucano(Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Dono de um repertório que se confunde com a história do Carnaval de Pernambuco, Nelson Ferreira, um dos mais consagrados compositores do Estado, recebeu uma homenagem na tarde desta quarta-feira (7), da Prefeitura do Recife. O prefeito Geraldo Julio entregou  à população a Praça Maestro Nelson Ferreira, situada na Avenida Mário Melo, no bairro de Santo Amaro, totalmente requalificada. No espaço, os famosos versos de “Evocação nº 1”, frevo icônico do compositor, estampam o novo piso do equipamento, que também recebeu brinquedos, bancos, nova iluminação, uma intervenção artística que passeia pela obra do maestro e uma placa do projeto História nas Paredes, que conta a trajetória de Nelson Ferreira.

 

"Aqui na Avenida Mario Melo, uma avenida muito conhecida e que passa tanta gente, havia essa praça que as pessoas as vezes nem prestavam atenção e agora vão poder ver nela parte da história da nossa cidade, de um dos mais importantes maestros da nossa história. As pessoas agora podem vir aqui e conhecer mais um pouco da nossa cultura, do nosso frevo, da nossa música, através da arte de Nelson Ferreira", declarou o prefeito Geraldo Julio.

A inauguração foi prestigiada por alguns dos principais nomes do Carnaval da atualidade, entre eles os Maestros Formiga, Spok, Forró, Duda, além de Antúlio Madureira, do cantor Claudionor Germano e dos familiares do homenageado que também estiveram no local. Os maestros Spok e Forró puxaram uma homenagem ao maestro, ao lado de seu busto, improvisando algum dos seus principais sucessos, como a Evocação Nº1.

O espaço, que foi revitalizado pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), agora conta com brinquedos (gangorra, escorrego e labirinto), duas mesas com quatros bancos para jogos, cinco bancos venezianos e também banco de concreto. Além disso, os passeios e iluminação foram  recuperados e o local também recebeu paisagismo, com um grande painel com as cifras da canção e gravuras alusivas ao carnaval. No piso do equipamento também uma bonita novidade: a letra de Evocação Nº 1, para quem quiser decorar os versos e ficar o frevo na ponta da língua.

Para o filho de Nelson Ferreira, Luiz Carlos Ramos Ferreira, a homenagem é emocionante. "Esse espaço aqui foi o local onde ele morou, foi sua casa, e hoje serve à cidade. É muita emoção para nós vermos a obra dele estampada aqui, nas ruas e com as pessoas usando, servindo à cultura da cidade", comemorou o familiar.

A praça também recebeu o busto de Nelson Ferreira, que foi recolocado e recebeu iluminação especial. A intervenção teve um custo de R$ 52 mil reais e somou esforços da Emlurb e da equipe de comunicação visual da prefeitura, que elaboraram as identidades visuais que deram as novas cores do espaço, levando às ruas a tradição do carnaval, do frevo, e das composições de Nelson Ferreira.

Sobre Nelson Ferreira - Nelson Heráclito Alves Ferreira nasceu no dia 2 de dezembro de 1902, no município de Moreno, e morreu em 21 de dezembro de 1976. Ao lado de Capiba, foi um dos mais consagrados compositores do Carnaval brasileiro de todos os tempos. Seu apreço pela música foi herdado do pai, o violinista Luís Alves Ferreira, ao lado de quem deu os primeiros passos de uma longa e profícua caminhada musical, que o levou a dirigir grandes orquestras do Recife, como as da Rádio Clube de Pernambuco, Rádio Tamandaré, da fábrica de discos Rozemblit, além da sua própria orquestra.

Entre os seus frevos mais famosos estão: “Frevo da Saudade”, “Não Chora Pierrô”, “No Passo do Caroá”, “Óia a Virada”, “Maluca”, “Isquenta Muié”, “Gostosinho”, “Gostosão”, “Dedé”, “Não Puxa Maroca”, e “Bloco da Vitória”. Também pianista, Nelson compôs ainda valsas, polcas, hinos e maxixes, entre os anos 1930 e 1970. Mas foi o conjunto Evocação, de sete marchas de bloco, que o consagrou nacionalmente. No ano de 1957, a “Evocação nº1” foi a música mais executada nos salões e ruas daquele carnaval brasileiro e passou a ser uma das mais tocadas dali em diante.