Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 07.02.20 - 15h04

Prefeito entrega USF Sítio Grande totalmente requalificada na Imbiribeira

img_alt

Com um aporte de R$ 120 mil, as melhorias vão beneficiar mais de 10 mil pessoas. Esta é a terceira entrega na área de Saúde feita pelo prefeito em um mês (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A comunidade de Sítio Grande agora conta com uma estrutura totalmente requalificada e mais humanizada para o atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde.  Nesta sexta-feira (7), o prefeito Geraldo Julio inaugurou a Unidade de Saúde da Família (USF) Sítio Grande, na Imbiribeira. Com um aporte de R$ 120 mil, este é a terceiro equipamento de saúde da Zona Sul do Recife entregue reformada pela gestão, somente neste início de ano. Esta é a terceira entrega na aera de Saúde feita pelo prefeito no em menos de 30 dias. Também na Zona Sul, foi inaugurada a nova Upinha do Rio da Prata, no Ibura, e a requalificação da USF Fernando Figueira/Pantanal, na Cohab. Apenas em janeiro, a Prefeitura do Recife fez 133 inaugurações. 

“Aqui os profissionais vão ter melhores condições de prestar um atendimento de qualidade à população. Estamos felizes, é um grande investimento nessa rede em requalificação. A gente também tem investido nas construções das novas Upinhas, das upas especialidades, o Hospital da Mulher que já tem mais de um milhão de atendimentos, o Hospital do Idoso que fica pronto este ano, mas a recuperação da rede é de total importância para o povo. Hoje Sítio Grande está em festa”, afirmou o prefeito Geraldo Julio. 

Com cerca de 10 mil usuários, a unidade de Sítio Grande teve a sala de espera ampliada e ganhou mais um consultório. Para facilitar o deslocamento das pessoas com deficiência, a unidade ganhou rampas de acesso. Na  área externa também recebeu cuidados: a fachada, a placa, a calçada e o piso foram completamente recuperados. Portas e janelas foram trocadas, assim como a coberta, o piso e as cerâmicas das paredes internas. Também houve revisão das instalações elétricas e hidráulicas. Os consultórios clínicos e odontológicos receberam revestimento em cerâmica, e ainda foram instalados novos aparelhos de ar condicionado e bancadas de cerâmica.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia falou sobre o impacto das melhorias no dia a dia da unidade. “O impacto se reflete na qualidade do atendimento, aliando a tecnologia, como o prontuário eletrônico e a humanização, com um ambiente confortável e seguro. Bom para as pessoas que trabalham aqui, melhor ainda para os que são atendidos. São mais de dez mil pessoas beneficiadas diretamente por essa unidade de saúde, que já é a terceira requalificada só neste início de ano”, pontuou. 

Na unidade, o atendimento é feito das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira. No local são realizados procedimentos de atenção básica à saúde, como consultas clínicas, atendimento odontológico, preventivo ginecológico, coleta de sangue para exames laboratoriais, dispensação de medicamentos, acompanhamento em planejamento familiar, pré-natal e puericultura; curativos, vacinação, agendamentos das especialidades médicas e exames complementares, entre outros serviços.

Com uma vida dedicada ao trabalho na Rede Municipal de Saúde do Recife, 35 anos de serviços prestados, o dentista Cláudio Lopes falou sobre a requalificação. “A reforma que foi feita aqui nos oferece uma condição de trabalho muito boa, uma melhora de 100%. Deu melhores condições de atendimento para todos. A satisfação da população é grande e para nós profissionais que vamos trabalhar em um ambiente renovado, é melhor ainda. A sala está muito bem aparelhada, oferecendo maior conforto tanto para o profissional como para os pacientes”, destacou Lopes. 

Rosália Ferreira é moradora de Sitio Grande e usuária dos serviços. “Essa reforma foi ótima. Antes o posto estava com muitos problemas, eram muitas goteiras, sem cerâmica, a gente também se sentia inseguro quando vinha marcar consulta muito cedo, porque ficava exposto na rua. Mas agora o local está lindo, todo arrumado, gradearam, então ficamos dentro do posto protegidos. Agora não temos mais o que reclamar, de Agentes de Saúde aos médicos, todos são ótimos”, contou Rosália.