Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 07.02.24 - 13h48

Afoxés pedem as bênçãos dos Orixás para o Carnaval 2024

img_alt

Ialorixás e babalorixás de 29 afoxés conduzem a celebração que pede proteção e paz aos Orixás durante o Carnaval. Mariene de Castro abrilhanta o evento. (Foto: Camila Leão/PCR Imagem)

 

Em uma cidade que celebra as raízes africanas e sua herança cultural, a participação de agremiações no Carnaval cresce, retornando às ruas com a alegria dos terreiros de candomblé. A quinta edição do Ubuntu - Uma consagração ao povo negro, neste ano, reunirá 29 grupos de afoxé em cerimônia de lavagem simbólica do caminho da Av. Rio Branco até o Marco Zero, no Bairro do Recife. A cerimônia de purificação faz parte da agenda oficial do Carnaval 2024, promovida pela Prefeitura do Recife, e pede as bênçãos dos Orixás por meio de muita dança, música, beleza, cores e axé. Mariene de Castro abrilhanta o evento.

Simbolicamente, o caminho da Av. Rio Branco até o Marco Zero passa por um ritual de purificação com um banho de ervas chamado amaci (omíeró). A cerimônia, que tem início às 6h do dia da abertura do Carnaval (08 de fevereiro), envolve a preparação do amaci, composto por água misturada com ewé (folhas sagradas), feita pelas ialorixás e babalorixás dos 29 afoxés que conduzem conjuntamente todo o ritual. A preparação conjunta ocorre no Núcleo Afro, localizado no Pátio de São Pedro. Às 15h, os afoxés se reúnem para um cortejo pela Avenida Rio Branco até o Marco Zero, às 15h30, realizando a lavagem, pedindo proteção e distribuindo bênçãos. Das 16h às 17h30, cada afoxé se apresenta no palco do Marco Zero, entoando uma música em reverência aos Orixás. 

O afoxé representa o candomblé nas ruas, enquanto o ijexá engloba os tambores e toques específicos dedicados a cada Orixá, acompanhados por vozes e dança. O Ubuntu reúne todas essas expressões no cair do sol, num espetáculo cheio de ritmos, cores, fé e tradição. Um convite para celebrar a vida e a cultura negra junto com outra grande apresentação, o Tumaraca, que acontece no palco do Marco Zero. 

Dona Carmem Virgínia (idealizadora do evento) será a apresentadora da cerimônia, que prestará uma homenagem àqueles que continuam contribuindo ativamente para a causa negra, assim como àqueles que deixaram um legado. Entre os homenageados estão Rose Santos, Fabiano Santos, Jorge Riba, Vera Baroni e Rivaldo Pessoa, em vida, e João de Deus, Mestre Zumbi Bahia, Marta Almeida, Arnaldo Vicente, Geovânia Moura, Carlotinha de Oxum e Mãe Carmelita, in memoriam. 

Lista por ordem de antiguidade dos Afoxés: Afoxé Ara Odé, Afoxé Alafin Oyó, Afoxé Ylê Egbá, Afoxé Oxum Pandá, Afoxé Filhos de Xangô, Afoxé Povo de Ogunté, Afoxé Filhos de Dandalunda, Afoxé Omim Sabá, Afoxé Povo dos Ventos, Afoxé Oyá Alaxé, Afoxé Omo Nilê Ogunjá, Afoxé Ylê Xambá, Afoxé Oxum Jagurá, Afoxé Omó Obá Dê, Afoxé Elegbará, Afoxé Ogbon Obá, Afoxé Yami Balé Gilê, Afoxé Omo Inã, Afoxé Obá Iroko, Afoxé Babá Orixalá Funfun, Afoxé Ara Omim, Afoxé Afefe Lagbará, Afoxé Omolu Pakeru Awo, Afoxé Filhos de Ayra, Afoxé Omo Lufan, Afoxé Okulê Byí, Afoxé Oyá Egunitá, Afoxé Aganjú Aséobà, Afoxé Télá Ókó Ara Ejibô.

ASSUNTOS: